Esporte

Foto: Wagner Carmo Em 2015, a etapa 12 a 14 anos foi realizada em Fortaleza / CE, com a participação de alunos de todo o Brasil Em 2015, a etapa 12 a 14 anos foi realizada em Fortaleza / CE, com a participação de alunos de todo o Brasil

Maior competição interescolar do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) reúnem milhares de alunos de todo o País em disputas individuais e coletivas. Em 2016, cerca de 3.500 mil atletas de 12 a 17 anos participarão das duas etapas dos Jogos, realizados em João Pessoa em setembro e em novembro. Do Tocantins, uma delegação de 153 participantes embarca neste sábado, 17, às 19h, rumo à capital paraibana para representar o mais novo Estado da federação nas 12 modalidades da categoria 12 a 14 anos (ensino fundamental).

Esta primeira etapa, realizada entre os dias 20 e 29 de setembro, reúne alunos/atletas que disputarão 12 modalidades esportivas. A expectativa para este ano, conforme o chefe da delegação tocantinense, Claudius Vinícius Souza Oliveira, é trazer bons resultados para o Tocantins. “A expectativa é a melhor possível, principalmente por conta da pista da UFT (Universidade Federal do Tocantins), que auxiliou muito no treinamento dos alunos. Além disso, a cada ano que os alunos participam eles ganham mais experiência e isso ajuda na hora das competições”, destacou.

Do total da delegação tocantinense, 130 alunos irão a João Pessoa para as disputas de 12 a 14 anos dos JEJ. Entre as modalidades disputadas nesta etapa, os atletas competem no Atletismo, Badminton, Ciclismo, Ginástica Rítmica, Judô, Natação, Tênis de Mesa e Xadrez, no individual e no Basquetebol, Handebol, Futsal e Voleibol, no coletivo.

Os jogos, contudo, vão além das disputas nas pistas, quadras, piscinas e tatames. A interação social entre os alunos e professores com os demais competidores e os embaixadores da competição é um fator a mais para o desenvolvimento sociocultural dos jovens competidores. “A troca de experiência entre os atletas possibilita um enriquecimento cultural muito importante na vida deles”, complementou Claudius Vinícius.

Se para o chefe da delegação a expectativa é grande, para quem vai participar a situação não é diferente. Rafael Veloso Barbalho representará o Tocantins nas competições de Handebol durante os Jogos. Para ele, a competição vai além das disputas esportivas. “Eu espero poder conhecer mais gente e fazer contato com outras delegações”, disse. Mesmo assim, ele disse que espera uma boa participação em João Pessoa. “Nós treinamos bastante e acredito que possamos trazer um grande resultado para o nosso Estado”, finalizou.

Jogos Escolares

Os Jogos Escolares da Juventude são realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil e reúne atletas e equipes vencedoras de competições escolares de todos os estados brasileiros. Em 2016, a expectativa é que mais de 3.500 atletas participem da competição. Do Tocantins, os 130 alunos de 12 a 14 anos que compõem a delegação conseguiram vaga nos JEJ por meio dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), realizados pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).