Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), em Palmas/TO, anunciou a realização do primeiro debate entre os candidatos a prefeito da capital. O confronto acontecerá nas sexta-feira, dia 23 às 22h30 no Teatro Fernanda Montenegro, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

O programa será exibido pela afiliada canal 09 e 16 NET ao vivo para toda a capital do Tocantins.

A mediação será feita pelo diretor-geral da emissora, jornalista Fernando Hessel. A definição da data e regras partiu da matriz em São Paulo onde as demais cidades do país farão a mesma transmissão simultaneamente.

“É uma honra poder abrir este espaço aos candidatos para que o telespectador possa escolher melhor aquele que governará a nossa cidade nos próximos quatro anos”, afirma Hessel que já tem tradição de realização destes debates.

Sem Nanicos

Baseada na minirreforma da Lei Eleitoral a emissora decidiu chamar apenas aqueles candidatos que têm acima de 10 deputados federais. Segundo Hessel, esta foi uma forma de ampliar o nível do debate e aproveitar melhor o tempo de exposição das propostas.

“Surgiram críticas quanto a este caminho, mas a emissora decidiu acompanhar a lei eleitoral. A minuta das regras com este item foi apresentada logo na primeira reunião inclusive com todos os candidatos presentes juntados aos chamados partidos nanicos. Ou seja, tudo foi transparente; uma marca de nosso trabalho. O que estiver fora disso são mentira e invenção”, afirma Hessel.

De acordo com a direção da emissora, o SBT em Palmas será a tevê com maior espaço televisivo dedicado aos candidatos incluindo sabatinas e debate; o que totalizará mais de 282 minutos de tempo utilizados pelos postulantes nesta corrida eleitoral em Palmas. Todos os candidatos incluindo o Sargento Aragão (PEN), que está fora do roteiro do debate, e Cássio Assunção (PSOL), que desistiu de recorrer da decisão judicial que negou o registro de sua candidatura, participaram de uma sabatina individual no SBT com de aproximadamente 40 minutos cada.