Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Com o propósito de ampliar o Terminal de Grãos Ponta da Montanha (TGPM), localizado no Porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA), a Sudam concedeu recursos provenientes do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) no valor de R$ 77 milhões. O Terminal Ponta da Montanha é de uso privado e especializado na movimentação e expedição de graneis vegetais, como soja e milho. Atualmente, tem capacidade para movimentar cerca de 1,5 milhão de toneladas/ano.

 Na manhã da última sexta-feira (16), o superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia, acompanhado do diretor de Gestão de Fundos e Incentivos e de Atração de Investimentos, Inocêncio Gasparim, conheceram o empreendimento. “É o primeiro projeto de 2016 a ser financiado pelo Fundo de Desenvolvimento da Amazônia na cadeia produtiva de agronegócios. Assim, a Sudam desempenha seu papel nesse segmento que é de fundamental importância para a instituição. Acreditamos que desta forma estamos fortalecendo cada vez mais a cadeia produtiva na região amazônica”, declarou Correia.

A consulta prévia foi aprovada pela Sudam em julho, e recepcionada pelo Banco do Brasil, o projeto tem ainda a pretensão de ampliar a área portuária, aumentando a movimentação de cargas para seis milhões de toneladas/ano. Esta segunda fase de ampliação do Porto está prevista para ser concluída até o final de 2016. Para obter os recursos, a empresa apresentou o projeto executivo à Sudam e ao agente operador. 

O empreendimento soma-se a um conjunto de outros projetos em curso na Região Norte com o apoio financeiro do Governo Federal. O Pará é considerado vetor de logística e o principal eixo competitivo de escoamento de grãos no Norte do país pela localização geográfica e pela multimodalidade de transporte.