Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Fiscais ambientais e guarda-parques no curso em Araguaína

Fiscais ambientais e guarda-parques no curso em Araguaína Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Fiscais ambientais e guarda-parques no curso em Araguaína Fiscais ambientais e guarda-parques no curso em Araguaína

A capacitação oferecida pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), aos fiscais ambientais e guarda-parques que começou na semana passada será intensificada neste fim de semana. O curso Habilitação em Fiscalização Ambiental tem como proposta reforçar a formação, além de realizar uma reciclagem entre os servidores. Hoje, sexta-feira, 23, a aulas são referentes à Fiscalização de uso de produtos sub-produtos florestais.

Para o fim de semana os alunos terão aulas nesse sábado, 24, relativas ao Processo administrativo ambiental e infrações administrativas contra o meio ambiente. Já no domingo, 25, a abordagem ficará por conta da Identificação e cubagem de madeira. Na segunda, 26 e terça-feira, 27, os participantes terão aulas de campo, e a finalização do curso ocorrerá no dia 28/09.     

Motivado com a capacitação está o fiscal ambiental e supervisor da Regional do município de Pedro Afonso, Maurício Machado. Para ele, o curso está atendendo as expectativas, porque os professores são capacitados e oferecem temas novos. “Aqui estamos vendo as novas legislações conforme a padronização dos atos administrativos. E o mais importante é que sairemos daqui falando a mesma linguagem. Isso é que importa, e quem tem a ganhar é o meu ambiente”, considerou.

Frederico Campos Nunes, lotado como guarda-parque na Área de Proteção Ambiental (APA) das Nascentes de Araguaína, argumentou que a capacitação, além de promover uma interação entre os agentes que trabalham no Naturatins diretamente com a proteção ambiental, contribui efetivamente para aquisição de conhecimentos voltados à proteção na Unidade que ele trabalha. “Vejo como ponto positivo pelo fato da capacitação contribuir com a exatidão na hora de fazermos os enquadramentos dos delitos ambientais”, concluiu.

Posteriormente a mesma capacitação beneficiará outros fiscais ambientais e guarda-parques que atuam em outras Regionais e Escritórios do órgão ambiental. Os cursos serão ofertados no município de Gurupi, no período de 13 a 24/10/16. E em Palmas, entre os dias 03 a 14/11/16.

A diretora de Proteção e Qualidade Ambiental do Naturatins, Caroline Bueto, esclarece que as capacitações que serão oferecidas aos profissionais em Gurupi e Palmas, terão a mesma seriedade e compromisso do Naturatins. Ela destaca que os servidores estão motivados e que a capacitação veio para agregar e atualizar os conhecimentos por parte da equipe que desempenha o papel de fiscalização ambiental no Estado. “O curso eleva o nível no atendimento das demandas, fazendo com que haja um nivelamento quanto aos procedimentos do âmbito da fiscalização ambiental”, frisou.