Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Empregos e Serviços

Foto: Carlessandro Souza

Foto: Carlessandro Souza

Consegui o emprego e já estou correndo atrás da minha documentação. Depois de dois anos sem trabalhar, agora estou muito feliz, me sentindo motivada e útil”, assim definiu Antonina Coelho de Arruda, 41 anos, que estava recebendo auxílio doença pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), após ser acometida por um câncer. Ela foi uma das 80 pessoas atendidas pelo Dia D - de inclusão social e profissional de pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados pelo INSS, que aconteceu no Sine de Palmas, na última sexta-feira, 23.

Antonina Coelho garantiu uma das 63 vagas disponibilizadas pelas empresas, e a partir do dia 3 de outubro, ela será auxiliar de padaria da rede Big de supermercados. “O Dia D foi maravilhoso e um divisor de água na minha vida. Vim sem muita expectativa, e cá estou eu: empregada”, comemorou.

O Dia D é a data escolhida pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) para promover o encontro das pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados do INSS, com as empresas obrigadas, ou não, pela Lei de Cotas (Lei Federal nº 8.213/91) que desejam contratá-los. A iniciativa diminui as distâncias, possibilita oportunidades e ajuda a desenvolver na sociedade uma nova consciência em relação à capacidade profissional das pessoas com deficiência.

Este ano, o Tocantins realizou a terceira edição do evento que também aconteceu no restante do país. A secretária do Trabalho e da Assistência Social (Setas), Patrícia Amaral defendeu que a quantidade de vagas ofertadas, cerca de 20 a mais que em 2015, é resultado de uma nova estratégia de trabalho do Sine, aliada à abertura dos empresários para receber os trabalhadores com alguma deficiência. “O aumento pode ser justificado pela conscientização que os estabelecimentos comerciais passaram a ter, pelas parcerias que o Governo do Estado está fazendo com associações diversas, como o Senai, além do trabalho corpo a corpo do nossos servidores junto aos empresários”, enfatizou a Secretária. Entre os 80 atendimentos realizados, 70 foram para intermediação de mão de obra e 10 para emissão de Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Empresas

Participaram do Dia D as empresas Super Big, Semog, Fenix, Nosso Lar, Rofer, Fama Construtora, Supermercado Duda, Ferpam, Mateus e Atacadão. Juntas elas ofereceram as 63 vagas, entrevistaram 65 pessoas e receberam o encaminhamento de 33 trabalhadores.

A empresa de limpeza e conservação Semog participou do evento oferecendo duas vagas para as quais foram encaminhadas duas pessoas. Segundo o diretor, José Gomes, o atendimento que receberam no evento foi excelente e minimizou a dificuldade que geralmente encontram em convocar esse público: “estamos muito satisfeitos com o Dia D, vamos fazer mais algumas entrevistas e esperamos efetivar as contratações”, explica o empresário.