Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“O que você quer melhorar na sua cidade?” e “Você sabe quem pode resolver isso?”. Nessa quinta-feira (29), eleitores das capitais dos estados de Goiás, Bahia, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Tocantins serão convidados a responder a essas perguntas em uma ação de conscientização a ser realizada em locais de grande movimento nessas cidades.

O evento é uma iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em conjunto com os Tribunais Regionais Eleitorais dos respectivos estados. Visa reforçar a ideia de que uma população bem informada sobre seus direitos e deveres e esclarecida sobre a importância do voto é o primeiro passo para formar um eleitor consciente e atuante na sociedade. 

Durante a ação, serão instaladas urnas eletrônicas em locais estratégicos, onde os eleitores serão convidados a opinar sobre o que pode melhorar em sua cidade e quem pode fazer isso.  

O objetivo é estimular a participação do cidadão não apenas nas eleições, mas nos destinos de sua cidade. “Para isso, é fundamental conhecer o candidato, a vida pregressa e não se submeter à compra de votos”, destaca a assessora-chefe de Comunicação do TSE, Giselly Siqueira.

Pioneirismo

A iniciativa pioneira só foi possível graças à parceria firmada entre a Assessoria de Comunicação do TSE e a Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal, que, juntos, criaram um programa específico com as perguntas elaboradas pelos assessores de comunicação da Justiça Eleitoral.

Em Salvador (BA), a ação acontecerá no Shopping Center Lapa, das 10h às 12h. Em Goiânia (GO), será realizada das 10h às 17h, no Shopping Araguaia. Em Belo Horizonte (MG), a iniciativa acontece na rodoviária da cidade, das 7h às 13h30. Em Curitiba (PR), acontecerá na Praça Rui Barbosa, das 11h às 13h. Em São Paulo, será das 10h às 12h, no Metrô Sé, Piso 4 (Praça da Sé, Centro). E em Palmas (TO), foram selecionados três locais para a ação: Taquaralto (a partir das 8h); Palmas Shopping (a partir das 12h) e Feira Coberta (a partir das 17h).

Redes sociais

Além da ação de mobilização nas cinco capitais, o TSE e o Ministério Público Eleitoral (MPE) se unirão no mesmo dia para realizar uma mobilização via redes sociais sobre o tema. O “tuitaço” #VotoConsciente também irá promover a importância da vigilância do cidadão e a necessidade de denunciar irregularidades que sejam identificadas.

A intenção é levar até o eleitor informações de utilidade pública, mensagens de cidadania e dados sobre os canais de denúncia de crimes eleitorais, além de disseminar a ideia do voto consciente para a escolha de prefeitos e vereadores. Todos são convidados a tuitar, nesta quinta-feira, a partir das 17h, sobre a importância do voto consciente usando a #VotoConsciente. Para saber mais, entre em contato pelos e-mailsimprensa@tse.jus.br ou pgr-noticias@mpf.mp.br

Envolvimento

Ao reunir diversas instituições envolvidas no processo eleitoral, assim como representantes da sociedade civil e formadores de opinião, a iniciativa também busca deixar claro que a escolha feita na eleição terá efeitos nos próximos quatro anos. Dessa forma, o cidadão deve estar vigilante e denunciar as irregularidades.

A ação irá envolver todos os Tribunais Regionais, assim como todas as Procuradorias Regionais, e também diversas instituições públicas e privadas convidadas. O Twitter Brasil apoia a ação e irá auxiliar em sua divulgação. (TSE)