Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Maria Pereira

Nessa terça-feira, 27, a equipe do Escritório Regional do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) de Lagoa da Confusão, foi acionada pelo gerente da Fazenda Frutac, para uma operação de resgate de um Cervo-do-Pantanal.

A espécie também conhecida como suaçuetê, suaçupu, suaçuapara, guaçupuçu ou simplesmente cervo, foi encontrado pelo senhor Edmar, na propriedade, que fica próximo ao Rio Formoso, à 40km da unidade de atendimento do Instituto, na região.

Segundo o relato do gerente do Escritório do Naturatins, Evandro Rodrigues, o animal estava aparentemente desnorteado, caminhando em círculo. A suspeita é que o cervo possa estar com a visão prejudicada. “O contato imediato do senhor Edmar foi uma atitude fundamental para buscarmos o salvamento deste cervo”, destacou.

A Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto, em Palmas, enviou a médica-veterinária e supervisora de Fauna, Grasiela Pacheco, ao Escritório Regional de Lagoa da Confusão, para avaliar as condições de saúde do Cervo-do-Pantanal e oferecer os primeiros atendimentos ao animal.

Em seguida, a espécie deve ser encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Araguaína, onde os animais recebem o tratamento adequado para sua reabilitação. No Cetas, após frequentes avaliações, na medida que os animais readquirem sua capacidade total de sobrevivência na natureza, são submetidos a um processo de soltura branda até serem devolvidos à natureza.

Operação

Durante o deslocamento, a localização, captura e acomodação do Cervo-do-Pantanal, na unidade do Instituto em Lagoa da Confusão, a operação mobilizou quatro integrantes do escritório regional do Naturatins, que além do gerente da unidade, contou com o apoio dos técnicos ambientais Maria Pereira, Marcos Luz e Luciano Sardinha, para o atendimento da chamada, com todos os cuidados necessários.

E para garantir a integridade física do animal e de toda a equipe, foi necessário, uma hora de procedimentos para a contenção do cervo, das três horas de dedicação até a conclusão dessa primeira etapa do salvamento, que inclui a hospedagem temporário e segura do animal, para o aguardo da chegada do atendimento médico-veterinário.

O Naturatins possui escritórios regionais para atendimento de todas as regiões do Estado e através do Linha Verde por meio do telefone 0800 63 1155, disponibiliza um canal de comunicação gratuito e sigiloso, para registro e acionamento das equipes de atendimento de demandas ambientais, em todo o território tocantinense.