Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação Estudantes e professores manifestam com faixas e cartazes em frente da Seduc Estudantes e professores manifestam com faixas e cartazes em frente da Seduc
  • A categoria fixou cartazes chamando o governador do Estado de caloteiro
  • Alguns estudantes colocaram barracas em frente da Seduc
  • O governador também é chamado de golpista

Professores e estudantes realizam nesta quinta-feira, 6, em Palmas/TO manifestação em frente a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). De acordo com informações repassadas ao Conexão Tocantins pelo presidente regional do Sintet, Joelson Pereira, alunos da Capital, Porto Nacional e Miracema participam do protesto que tem o sentido de pressionar o Governo do Estado para que tome providências para quitar a data-base dos educadores. "O ato de hoje unifica alunos e professores pois a pauta dos alunos com os professores não pode ser diferenciada. Os alunos tem plena consciência que a nossa greve é em busca da qualificação da Educação, melhores condições nas escolas", disse Joelson. 

A rede estadual de Educação está em greve desde o dia 10 de agosto. No ato de hoje, ônibus deslocaram alunos de Porto e Miracema para Palmas. O protesto deve acontecer durante todo o dia, passando pela Seduc, Palácio Araguaia, Assembleia Legislativa e retornando para a Seduc. 

Os estudantes, maioria integrantes da União Brasileira dos Estudantes (UBES), colocaram cartazes na Seduc chamando o governador do Estado, Marcelo Miranda, de "caloteiro, inimigo número um da Educação" e faixas com os dizeres "golpista não fecha com a educação" e "data-base e progressão são direitos". 

Aos servidores públicos em greve no Estado o Governo apresentou em setembro proposta garantindo o pagamento da data-base 2016 em 2017 e atendeu reivindicação para redução da jornada de trabalho para 6 horas. No entanto, a proposta não agradou as categorias e o Movimento de União dos Servidores Públicos Civis e Militares (Musme) protocolou contraproposta para pagamento de 50% da data-base de 2016 já neste mês de outubro. O Governo não se manifestou até então. "A gente lamenta a posição do governo diante de tudo que ele tem apresentado, ou seja, nada. Lamenta a incompetência e falta de compromisso com a sociedade tocantinense".   

Seduc 

A Secretaria Estadual de Educação informou por meio de nota ao Conexão Tocantins respeitar o direito de manifestação pacífica, seja dos professores e corpo administrativos ou dos alunos. "Reitera que vem acompanhando as negociações entre o Governo do Estado e a categoria dos profissionais realizada pelo grupo gestor", informou a pasta. (Matéria atualizada às 15h04min)