Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

No dia 6 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Medula Óssea. Uma das melhores formas de celebrar a data é tornando-se um doador voluntário. Para isso, a diretoria regional de Gurupi em parceria com o Núcleo de Hemoterapia de Gurupi realiza a campanha “Para você, não faz falta. Para muitos, faz toda a diferença”, que foca a doação de medula óssea. As atividades acontecem nessa sexta-feira, 7, a partir das 9 horas, na sede da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE/TO), em Gurupi.

As atividades começam às 9 horas com palestra da equipe do Núcleo de Hemoterapia de Gurupi esclarecendo dúvidas sobre a captação de material para o cadastro e doação de medula óssea. Após a palestra, a equipe do Hemonúcleo fará o cadastro de Servidores interessados em se tornar doadores voluntários no Redome – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea e coleta de sangue para o referido cadastro.

Os Servidores da diretoria de Gurupi que tiverem interesse em se cadastrar deverão comparecer portando RG, CPF, comprovante de residência e Cartão do SUS. Não há nenhuma restrição alimentar para a coleta de sangue do cadastro.  

Conscientização

De acordo com a defensora pública Lara Gomides, diretora regional em substituição da DPE-TO em Gurupi, o objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de medula óssea. “O transplante de medula óssea é a única esperança para milhares de pessoas”, defende Lara Gomides.