Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No dia 19 de outubro, às 19h30, o Sesc promove um Aulão de Zumba na unidade do Centro de Atividades (502N). Esta ação será especial porque tem como tema a prevenção do câncer de mama. Os participantes devem ir vestidos de rosa para apoiar a causa. A entrada é gratuita e toda comunidade pode marcar presença. 

Esta é mais uma das ações que o Sesc Tocantins está organizando para alertar sobre a importância da prevenção do câncer de mama.O câncer de mama representa o principal tipo de câncer na mulher. Este geralmente apresenta um bom índice de cura, principalmente quando diagnosticado em sua fase precoce. Geralmente o tumor se inicia na mama, pode atingir a axila e até mesmo aparecer em outros órgãos, fato que chamamos de metástases. A extensão do tumor determina a forma de tratamento. Assim estimula-se a medidas de autocuidado da mama como o autoexame e a mamografia.

A melhor maneira de se prevenir constitui a realização de medidas de autocuidado da mama. Assim sugere-se a realização do autoexame da mama mensalmente, o qual deve ser realizado pelo menos uma semana após o período menstrual. Na presença de alguma anormalidade, um médico deverá ser procurado.  A principal maneira de se prevenir o câncer de mama é a realização do exame de mamografia. Esse exame favorece o diagnóstico precoce e a elevação nas taxas de cura. Assim sugere-se a realização do exame de mamografia de maneira regular (anualmente) a partir dos 40 anos de idade.

“Nosso objetivo é aliar a atividade física e ao mesmo tempo chamar a atenção das mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Vai ser um aulão divertido e também uma forma de alertar sobre o câncer de mama”, comentou o supervisor de esportes do Centro de Atividades do Sesc, Alberto Altvater.

O Aulão de Zumba Rosa será no dia 19 de outubro, a partir das 19h30, na quadra do Centro de Atividades do Sesc, que fica na 502 Norte. A entrada é gratuita. Vista rosa e venha participar.