Economia

Foto: Divulgação

OEstado doTocantins encerrou o terceiro trimestre do ano com queda de 25,4% nos financiamentos de veículos em relação ao mesmo período do ano anterior. Ao todo foram 7.251 veículos vendidos a crédito, entre autos leves, motos e pesados. Desse total, as unidades novas foram responsáveis por 4.130 das negociações, enquanto as usadas atingiram 3.121. 

O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o maior banco de dados privado de informações sobre financiamentos de veículos do País, o Sistema Nacional de Gravames (SNG).

O volume de financiamento de autos leves usados superou as outras categorias ao somar 2.875 unidades vendidas a prazo no terceiro trimestre. No total, as vendas financiadas de automóveis leves acumularam 4.447 unidades financiadas de julho a setembro, queda de 20,2% na comparação com 2015.

A região Norte acumulou 65.222 financiamentos de veículos terceiro trimestre do ano, retração de 20,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Deste total, os automóveis leves foram responsáveis por 38.498 das operações, enquanto as vendas financiadas de motos somaram 24.708 unidades.

O total de veículos financiados no Brasil no terceiro trimestre do ano somaram 1.167.070 unidades, entre automóveis leves, motocicletas, pesados e outros, queda de 11,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Desse total, foram vendidos a crédito 431.698 veículos novos e 735.372 usados.

O SNG é uma base privada de abrangência nacional que reúne as informações sobre restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de concessão de crédito. Essa base é consultada e atualizada em tempo real pelas instituições financeiras.

Cetip

A Cetip é a integradora do mercado financeiro. É uma companhia de capital aberto que oferece serviços de registro, central depositária, negociação e liquidação de ativos e títulos.