Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: John Souza

Foto: John Souza

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão neste mês empenhadas nas atividades do Outubro Rosa. O movimento que alerta a população sobre a importância dos cuidados com a saúde da mulher tem atenção especial em Gurupi.

Na manhã desta quarta-feira (19), a UBS João Manoel e a UBS UnirG realizaram diversas ações visando os cuidados com doenças que são preveníveis. Foram feitas coletas de exames de citologia, mamografias, consultas, atendimentos odontológicos e palestras educativas.

A médica residente em saúde da família e comunidade, Ana Carolina Lacerda, informa que durante todo o ano as UBS’s fazem acompanhamento e neste mês de campanha as ações são intensificadas. “Ações como essa incentivam as mulheres a fazerem exames voltados para a prevenção de doenças que podem ser evitadas”, explica.

Ana enfatiza que as Unidades Básicas de Saúde estão realizando diversos atendimentos importantes, como sorologia para testagem de HIV e hepatite, consultas de rotina, pedidos de mamografia, dentre outros.

O mutirão seguiu durante todo o dia. Ainda nesta semana as UBS’s da Malvinas e Sol Nascente receberão as mesmas atividades (ver cronograma abaixo).

Cronograma de mutirões nas Unidades Básicas de Saúde de Gurupi:

Pedroso - 21/10/16

Vila Iris - 21/10/16

Sol nascente -  25/10/16

Trevo da Praia - 26/10/16

Sevilha - 27/10/16