Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Gaguim quer juntar forças para construção do Hospital de Urgência de Palmas

Gaguim quer juntar forças para construção do Hospital de Urgência de Palmas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Gaguim quer juntar forças para construção do Hospital de Urgência de Palmas Gaguim quer juntar forças para construção do Hospital de Urgência de Palmas

O deputado federal Carlos Henrique Gaguim (PTN/TO) irá mobilizar a bancada federal do Tocantins para reunião no sentido de discutir a suspensão de repasses financeiros por parte do Governo Federal para a construção do sistema do Bus Rapid Transit (BRT) em Palmas/TO. A suspensão se deu por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). 

O parlamentar quer dialogar com a bancada para que seja sugerido ao Governo Federal o remanejamento do recurso que seria destinado ao BRT para outra área, a exemplo a Saúde. 

Gaguim irá pedir ao deputado Lázaro Botelho, coordenador da bancada federal do Tocantins no Congresso Nacional, para marcar reunião com todos os deputados federais. "Não é aceitável a insistência do prefeito (Carlos Amastha (PSB)) na execução deste projeto tão questionado pelos órgãos de fiscalização antes do início de sua execução e enquanto isso a população de Palmas está sofrendo por falta de atendimento na saúde. Precisamos juntar forças para buscar, por exemplo, a construção do Hospital de Urgência de Palmas, antes que se perca esses recursos, tão importantes para nossa população", sustenta Gaguim. 

Suspensão

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou no dia 16 de setembro, de forma cautelar, que o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal suspendam repasses federais previsto em Termo de Compromisso para a construção do sistema BRT em Palmas. A decisão foi do ministro André Luís de Carvalho a qual informa que auditoria identificou indícios de irregularidades consubstanciados e deficiências no estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA), entre outros.