Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Cerca de 60 prefeitos eleitos do Estado do Tocantins participam do Seminário Novos Gestores, organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com Associação Tocantinense de Municípios (ATM). Considerado o ponto de partida para uma gestão eficiente, o evento foi aberto oficialmente nesta segunda-feira, 24, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, sendo destinado aos gestores eleitos das Regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. 

O evento prossegue nesta terça e quarta-feira, aos oferecer aos prefeitos uma capacitação prévia sobre possibilidades e alternativas para uma gestão eficiente, pautada pela correta aplicação dos recursos públicos, pelo controle dos gastos e pelas possibilidades de arrecadação local. Mais do que isso, o evento apresenta aos gestores as desigualdades de receitas e obrigações entre os entes federativos (União, Estado e Município), além de avaliarem ferramentas que o auxiliarão na gestão durante os próximos quatros anos. 

Conhecimento

Empresário de carreira, o prefeito eleito de Ananás, Valber Saraiva, veio para o seminário no intuito de obter conhecimento sobre gestão municipal. “As responsabilidades da administração pública são extremamente rígidas, e precisamos seguir a risca para que futuramente não tenhamos problemas ou contra-tempos”, admite o prefeito, ao destacar o financiamento da gestão pública, oriundo da defasagem de valores de programas federais pactuados entre União e Municípios. 

Conscientização

Prefeito por quatro mandatos e atual presidente da ATM, o chefe do executivo Municipal de Brasilândia do Tocantins, João Emídio de Miranda, participou do encontro e destacou a importância do Seminário. “Promover uma capacitação inicial aos novos prefeitos, apresentando a dura realidade dos Municípios, é um passo importante no processo de conscientização dos gestores eleitos quanto aos desafios e adversidades que emergiram no decorrer de seus mandatos”, disse. 

Além das discussões sobre os diversos temas da administração pública, os prefeitos tiveram a oportunidade de conhecer eventuais parceiros, e as ferramentas disponíveis pela CNM e ATM.