Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Carlessandro Sousa

Visando prestar apoio técnico aos gestores municipais de assistência social, a Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) realiza visita a 40 municípios tocantinenses para orientação quanto à gestão da Política de Assistência Social. A partir desta segunda-feira, 7, o trabalho será realizado nos municípios de Brejinho de Nazaré, Crixás, Divinópolis e Oliveira de Fátima.

Os 40 municípios foram definidos a partir do levantamento realizado pela vigilância sócio-assistencial da Setas que detectou dificuldade para utilização de recursos e inconsistências nas informações que alimentam os diversos aplicativos obrigatórios nestas cidades. Antes de cada viagem de monitoramento, a equipe se reúne para realizar um planejamento e reforçar a metodologia a ser aplicada nas visitas.

A gestora da Setas, Patricia do Amaral, destaca o fortalecimento do vínculo entre as equipes técnicas do Estado e dos municípios. “Essa ação coloca o Estado próximo aos municípios e proporciona o conhecimento da realidade local, suas dificuldades e também potencialidades”, frisa.

Já a gerente de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Gildeth Evangelista, ressalta os bons resultado das ações. “Nosso objetivo é orientar o trabalho desses municípios desde a utilização dos sistemas da rede até o bom uso dos recursos disponíveis. É além de uma conversa, é resolver os problemas detectados”, explica.

Visitas

As visitas iniciaram em setembro deste ano e já passaram por 25 cidades tocantinenses. A previsão é que os 40 municípios sejam visitados até o final de novembro. A ação é realizada em conjunto com as gerências de Programas de Gestão do SUAS, Proteção Social Básica, Proteção social Especial e Cadastro Único.