Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A cidade de Palmeirante, no norte do Estado do Tocantins, será contemplada com esgotamento sanitário a ser implantado pela Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), e o Consórcio Estreito Energia (Ceste). Na manhã da última terça-feira, 8,  técnicos do Ceste estiveram na sede da ATS para discutir alguns procedimentos da obra.

O encontro ocorreu no gabinete do presidente da ATS, Eder Fernandes, que destacou a importância da parceria para a execução do projeto. “Estamos felizes com essa parceria com o Consórcio Estreito Energia, pois o resultado para Palmeirante é pontual. Certamente, a população terá um ganho significativo no setor de saúde e na qualidade de vida”, avaliou Eder Fernandes.

A execução do projeto se deve a uma medida de compensação ambiental a ser executada pelo Consórcio, uma vez que, com a construção da Usina Hidrelétrica, houve a elevação do lençol freático. “O projeto vai implantar o sistema de esgotamento sanitário que, numa primeira etapa vai atender 50% das residências”, explicou Fernandes. “Já temos um entendimento entre  o governo do Tocantins e a empresa que executará as obras, os trabalhos beneficiarão r mais 300 residências, ainda na primeira etapa”, completou o presidente.

Eder Fernandes destacou também que, para o início do projeto, falta apenas a aprovação da licença ambiental, uma vez que a empresa para execução das obras já foi contratada pelo Consórcio. Estiveram presentes na reunião os representantes do Ceste, João Rezek Júnior, gerente-geral, Paulo Santos, engenheiro civil, Luiz Fernandes, arquiteto, Gabriela Martins, arquiteta e Ricardo Almeida, analista sócioeconômico. Também participaram da reunião Anderson Messias e Arlindo Lopes, diretores de Obras e Produção, respectivamente.

Outras obras

O município de Palmeirante  foi contemplado, só este ano,  com mais de 250 metros de  Extensão de Rede de Distribuição de Água – RDA, obra no valor de 7.617,76.

O Consórcio

O Consórcio Estreito Energia é um  grupo formado pelas empresas GDF Suez-Tractebel Energia, Vale, Alcoa e Intercement, e que construiu e administra a operação da Usina Hidrelétrica Estreito, localizada no Rio Tocantins, divisa dos estados do Tocantins e Maranhão.

Além de Palmeirante, o Ceste tem a responsabilidade social e ambiental, com a implantação de ações que visam ao desenvolvimento sustentável, com outros nove municípios do Tocantins, impactados pela obra. São eles: Aguiarnópolis, Babaçulândia, Barra do Ouro, Darcinópolis, Filadélfia, Goiatins, Itapiratins, Palmeiras do Tocantins e Tupiratins (TO), além das cidades de Carolina e Estreito, no Maranhão.