Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Philipe Bastos Do Tocantins, 11 atletas participaram animadamente do desfile das delegações Do Tocantins, 11 atletas participaram animadamente do desfile das delegações

A etapa 15 a 17 anos dos Jogos Escolares da Juventude foi oficialmente aberta na noite desta última quinta-feira, 10. A cerimônia foi realizada no ginásio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e contou com a presença de atletas, comissões técnicas e de representantes da organização dos Jogos.

Com apresentações artísticas regionais, um pouco da cultura paraibana foi mostrada aos presentes. Executado por artistas regionais, o Hino Nacional arrancou aplausos da plateia. 

O ponto alto da cerimônia ficou com o acendimento da pira dos Jogos. Conduzida por atletas olímpicos, a tocha acabou nas mãos da judoca medalha de ouro nos jogos Rio 2016, Rafaela Silva, que teve a incumbência de acender o símbolo máximo dos Jogos. 

Para os atletas tocantinenses, a emoção de poder representar o Estado na maior competição escolar do Brasil foi muito grande. "É muito orgulho saber que estamos representando o nosso Estado. Espero conseguir bons resultados", destacou a atleta Kamilla Soares.

Condutor da bandeira tocantinense, Waikanosen Xerente se mostrou emocionado por levar o pavilhão do mais novo Estado do país. "Para mim é uma emoção muito grande poder representar o meu Estado e o meu povo", completou o atleta indígena, que compete no lançamento de dardo.

Pela primeira vez nos Jogos, Sarah Souza irá entrar nas arenas para o Vôlei de Praia. A competidora destacou a expectativa pelo início das disputas. "É muito bom poder participar dessa competição e conhecer atletas do Brasil todo. É uma oportunidade de ouro", frisou.