Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Estudantes do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Ernesto Barros, em Colinas, realizam nos dias 16 e 17 a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), que será aplicada aos alunos do 3º ano do ensino fundamental.

O exame é um instrumento utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para acompanhar a eficácia do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), lançado em 2012, que objetiva a alfabetização das crianças de até oito anos, das escolas públicas, nas áreas de leitura, escrita e matemática. 

Com dois dias destinados à avaliação, que será aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o primeiro será dedicado à leitura e escrita e, o segundo, à matemática. No dia 16, a prova terá duração de 1h30, divididos em uma hora para escrita e 30 minutos para leitura. Os alunos devem estar em sala de aula às 7h, e sairão às 9h, tendo um intervalo de 30 minutos entre a leitura e a escrita. Já no dia 17, a avaliação de matemática terá início às 7h30 e término às 8h30.

De acordo com a diretora da unidade escolar Ernesto Barros, Maria José da Costa, “para auxiliar os 50 estudantes na realização do exame, nos dias 9 e 10 de novembro aplicamos um simulado obedecendo a todos os critérios da avaliação”, explicou a gestora e ressaltou que durante a avaliação fica proibido o uso de aparelho celular. A prova deve ser preenchida a lápis comum, e todas as escolas terão aplicadores escolhidos pelo Inep que passaram por uma capacitação.

“O simulado foi de grande valia para os alunos, assim como será a Avaliação Nacional, pois nosso trabalho refletirá nos indicadores de ambas as provas, e estes resultados são norteadores de como as atividades deverão ser conduzidas, bem como as principais dificuldades dos alunos para que possamos auxiliá-los”, disse a professora de português e matemática Viviane Ferreira Rosa. 

Dados

No Tocantins, estima-se que mais de 21 mil alunos das escolas estaduais e municipais participem da avaliação. Conforme dados do MEC, a previsão é que os resultados preliminares estejam disponíveis para consulta on-line dos diretores em maio. Os dados finais serão publicados até agosto de 2017.