Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Deputado Ricardo Ayres

Deputado Ricardo Ayres Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Deputado Ricardo Ayres Deputado Ricardo Ayres

Trezentas horas de serviços prestados à uma entidade social sem fins lucrativos no Tocantins, no período de três meses. Essa é a transação penal que Rafael M. P. cumprirá a partir de hoje, 16, homologada pelo Juiz Rubem Ribeiro de Carvalho, do Juizado Especial Criminal de Palmas, por ameaça e difamação contra o deputado estadual Ricardo Ayres (PSB) em rede social, ainda no ano de 2015.

O acusado, Rafael M., disse através de sua página de Facebook em 2015, que o parlamentar deveria está morto e convidou todos ao crime. "Quem se habilita?", disse. 

Na audiência o deputado propôs, a título de composição civil, o pagamento de R$ 16 mil para o Abrigo Joao XXIII de Porto Nacional, mas entendeu a impossibilidade do pagamento em dinheiro e admitiu a prestação de serviços à comunidade, a ser prestado em Palmas tendo em vista o fato do autor dos fatos residir na capital.

A ação foi movida pelo parlamentar, também contra René d. Ab. e Neudivan B., por entender que as ofensas não tinham conteúdo político e nem eram relacionadas à sua atuação como parlamentar, mas que o denegria como cidadão e atentava contra a sua honra e imagem.

Ricardo Ayres explicou que as críticas, sobretudo nas redes sociais, são importantes para que a população acompanhe o trabalho dos seus representantes, principalmente quando se trata da atuação parlamentar. "Eu costumo usar sempre minhas redes sociais para interagir com a sociedade. O que não é certo, e isso jamais vou admitir, é que outros usem esses espaços democráticos para a pratica de crimes, acreditando sempre na impunidade do mundo virtual. Muitos se escondem através de fakes para denegrir, ofender e até ameaçar".

A proposta da pena foi apresentada pelo Ministério Publico, acatada pelo Autor, pela vitima e juiz que presidia a audiência. Ayres lamentou ter que levar o caso à Justiça. "O mundo de hoje, de tanta violência, intolerância religiosa e sexual, me preocupa muito como pai, político e advogado. A internet, que é fundamental para nossa vida, tem que ser um lugar de paz, amizades e respeito à diversidade de pensamento. Respeito todos para também cobrar respeito", arrematou o deputado.

Os outros dois supostos infratores não compareceram à audiência e serão intimados nos próximos dias pelo Juizado. 

Entenda

O deputado Ricardo Ayres é conhecido no Estado por ser um dos parlamentares mais atuantes nas redes sociais, com constante moderação em suas páginas. No ano de 2015, em meio a suas postagens os três citados na ação, fizeram diversos comentários contrários ao parlamentar usando termos que Ayres entendeu terem sido ofensivos e acionou a justiça. 

Inquérito Aberto 

Existem ainda em processamento outro inquérito, com pedido de quebra de sigilo de dados, pedido pelo Ministério Publico, para a Identificação de internautas que vem usando da rede para prática de delitos diversos, desta feita tendo como vítimas os deputados Ricardo Ayres e Valdemar Júnior. O inquérito não tem prazo para ser concluído.