Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Imagem do filme

Imagem do filme "Viver é fácil com os olhos fechados" Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Imagem do filme Imagem do filme "Viver é fácil com os olhos fechados"

Filmes que retratam a luta pela realização de um sonho por qualquer pessoa. Essa é a tônica da Mostra “Luta por um Sonho” que entra em sua terceira semana de exibição no CineSesc de Palmas/TO e Gurupi/TO. São quatro filmes de nacionalidades diferentes mas que têm como palavra-chave a persistência. São eles: "Viver é fácil com os olhos fechados” (Espanha/2015); "Tatuagem” (Brasil/2013); "Hipócrates” (França/2015); e "A história da Eternidade" (Brasil/2015). As sessões acontecem de 17 a 20 de novembro no CineSesc Palmas e no CineSesc Gurupi, sempre nos horários das 16h e 19h.

A classificação indicativa dos filmes varia de 12 a 16 anos e a entrada é gratuita. Confira abaixo a programação da terceira semana de exibição, de 17 a 20 de novembro.

"Viver é fácil com os olhos fechados” – Espanha/2015 (1h48min); direção: David Trueba; gênero: Comédia dramática; classificação: 14 anos. Em plena década de 60, Antonio (Javier Cámara), um modesto professor de inglês, é fã incondicional dos Beatles e sonha em conhecer seu ídolo, John Lennon. Para encontrar o seu ‘herói’, o professor viaja até Almeria e no meio do caminho esbarra com dois jovens: Belén (Natalia de Molina) e Juanjo (Francesc Colomer), um garoto de dezesseis que está fugindo do pai autoritário. O encontro faz a vida de cada um tomar rumos imprevisíveis.

18/11 – 19h – Palmas | 20/11 – 19h – Gurupi

"Tatuagem” – Brasil/2013 (1h50min); direção: Hilton Lacerda; gênero: Drama; classificação: 16 anos. Recife, 1978. Clécio Wanderley (Irandhir Santos) é o líder da trupe teatral Chão de Estrelas, que realiza shows repletos de deboche e com cenas de nudez. A principal estrela da equipe é Paulete (Rodrigo Garcia), com quem Clécio mantém um relacionamento. Um dia, Paulete recebe a visita de seu cunhado, o jovem Fininha (Jesuíta Barbosa), que é militar. Encantado com o universo criado pelo Chão de Estrelas, ele logo é seduzido por Clécio. Não demora muito para que eles engatem um tórrido relacionamento, que o coloca em uma situação dúbia: ao mesmo tempo em que convive cada vez mais com os integrantes da trupe, ele precisa lidar com a repressão existente no meio militar em plena ditadura.

17 e 19/11 – 19h – Palmas | 19/11 – 19h – Gurupi

"Hipócrates” – França/2015 (1h42min); direção: Thomas Lilti; gênero: Comédia Dramática: classificação: 12 anos. Benjamin (Vincent Lacoste) é residente no mesmo hospital que seu pai (Jacques Gamblin) trabalha. Um dia, ao ser chamado no plantão, ele atende um paciente regular, apelidado de Tsunami (Thierry Levaret). Como não havia como fazer um exame devido ao aparelho necessário estar quebrado, Benjamin apenas receita um analgésico. No dia seguinte, ao chegar ao hospital, descobre que o paciente morreu. Devastado pela notícia, ele é protegido pelo pai, que divulga a todos que o filho havia feito o tal exame. Esta situação atinge em cheio a autoconfiança de Benjamin, especialmente quando precisa lidar com outro residente, Abdel (Reda Kaleb), que veio de outro país e mora em um alojamento no próprio hospital.

18/11 – 16h – Palmas | 18/11 – 16h – Gurupi

"A história da Eternidade" – Brasil/2015 (2h); direção: Camilo Cavalcante; gênero: Drama; classificação: 14 anos. Alfonsina (Débora Ingrid) tem 15 anos e sonha conhecer o mar. Querência (Marcélia Cartaxo) está na faixa dos 40. Das Dores (Zezita Matos) já no fim da vida, recebe o neto após um passado turbulento. No sertão compartilham sobrenome e muitos sentimentos. Amam e desejam ardentemente.

19/11 – 16h – Palmas e Gurupi