Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado dia 14 de novembro, mas lembrado durante todo o mês, a Fundação Pró-Rim realiza no próximo sábado, 19 de novembro, a partir das 8 horas, uma campanha de conscientização na Loja Maçônica Luz Pioneira de Palmas. Voluntários, médicos e nutricionista vão orientar e instruir o público sobre a importância da prevenção do diabetes para minimizar os riscos de doença renal e explicar os fatores de risco da doença.

“Levar informações sobre a doença e suas complicações é a melhor forma de impedir seu avanço e auxiliar no tratamento adequado”, explica o Dr. Antonio Amadeu Parisotto Giannasi, nefrologista da Pró-Rim.

Segundo dados da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), mais de 14 milhões de pessoas têm Diabetes no Brasil e 72 mil morrem todos os anos no país. O que poucos sabem é que a Diabetes é um inimigo silencioso e compromete outros órgãos do corpo humano, como os rins. Em torno de 30% dos pacientes que fazem hemodiálise no Brasil, tiveram sua insuficiência crônica dos rins causada pelo diabetes.