Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma mesa redonda como tema “Combate à Corrupção em Foco” marcará a programação em alusão ao Dia Internacional de Combate à Corrupção. O evento é uma realização do Fórum de Combate à Corrupção no Tocantins (FOCCO/TO) composto de diversas instituições e órgãos de controle. O debate aberto ao público em geral acontecerá no auditório Cuíca na Universidade Federal do Tocantins, em Palmas, no dia 29 de novembro, às 19 hora.

O Dia Internacional de Combate à Corrupção é celebrado no dia 09 de dezembro, e no Estado, a data será lembrada com exposições e discussões acerca do tema, com a presença da comunidade acadêmica e da população. O auditório Cuíca tem capacidade para 450 pessoas e o ingresso dos interessados será gratuito e por ordem de chegada.

A mesa redonda será composta por integrantes do Ministério Público Estadual e Federal (Promotores de Justiça e Procuradores da República), Controladoria Geral da União (Chefe CGU-TO), Controladoria Geral do Estado, Polícia Federal (Delegado da Polícia Federal), Tribunal de Contas e Ministério Público de Contas (Procuradores de Contas), que debaterão sobre prevenção e repressão à corrupção.

FOCCO

Criado oficialmente em novembro de 2011, o FOCCO tem a finalidade de aprimorar a fiscalização e promover, na sociedade, o debate sobre a importância de se acompanhar os gastos públicos e denunciar irregularidades na administração pública.

O Fórum tocantinense faz parte da Rede de Controle, que reúne instituições de controle como: Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Ministério Público de Contas, Advocacia-Geral da União, Controladoria-Geral da União, Controladoria-Geral do Estado, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas da União, Polícia Federal e Receita Federal.