Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Tribunal de Justiça do Tocantins realiza nesta terça-feira, 22, a partir das 17h a primeira edição do projeto de visitas teatralizadas ‘Por Dentro do Palácio da Justiça’, que terá a edição de estreia exclusiva para servidores do Judiciário, imprensa e convidados.

O projeto consiste numa visita teatralizada ao Palácio da Justiça Rio Tocantins, onde os visitantes poderão conhecer as dependências do Tribunal de Justiça com uma apresentação especial, feita por atores caracterizados. O público alvo são alunos do ensino fundamental e médio e estudantes universitários, além do público em geral, para grupos pré-agendados.

Durante cerca de uma hora os visitantes assistirão a um vídeo institucional e uma palestra. Em seguida poderão conhecer os principais ambientes do Tribunal de Justiça e suas respectivas funções. Quem vai explicar em detalhes as atividades desenvolvidas em cada ambiente será o personagem caracterizado Theotônio Segurado, um dos maiores entusiastas do movimento separatista do Norte de Goiás.

Objetivo

O projeto tem o objetivo de aproximar o cidadão do Judiciário e, ao mesmo tempo, mostrar para a sociedade que ela pode e deve utilizar os mecanismos da justiça em seu benefício. Ao aproximar fisicamente as pessoas do Tribunal de Justiça, de forma lúdica, abre-se a oportunidade para apresentar também a história do Poder Judiciário do Tocantins e principalmente o funcionamento básico da Justiça. 

Personagem

O personagem que conduz a visita no Palácio da Justiça é uma das figuras históricas mais conhecidas dos tocantinenses: o português Joaquim Theotônio Segurado, que será interpretado pelo ator tocantinense Osmar Casagrande.

Joaquim Teotônio Segurado (Moura, 25 de fevereiro de 1775 — Vila de Palma, 14 de outubro de 1831) foi uma personalidade de destaque da história de Goiás e do Tocantins. Não viu seu desejo de criação do Tocantins virar realidade, mas mesmo assim fez história, e em sua homenagem a principal avenida de Palmas (a capital do estado) leva seu nome. Joaquim Teotônio Segurado foi ouvidor, corregedor, desembargador, escritor, pesquisador, pensador, ativista, literato, administrador, comendador, provedor, político, advogado, deputado, fazendeiro e governador. Em seu retorno de Portugal, no ano de 1823, Segurado afasta-se completamente da vida pública. Aos 56 anos de idade, em 14 de outubro de 1831, morre assassinado em sua fazenda na Vila de Palma, hoje Paranã, uma das cidades por ele fundada. Foi morto por questão política, afinal fora oposto à independência do Brasil e lutou pela emancipação do estado do Tocantins. Ainda em Portugal, Teotônio fora informado da independência do Brasil e sabia que neste momento seu retorno ao país poderia custar sua vida, mesmo assim retornou ao Brasil, pois seu desejo era morrer em solo tocantinense.