Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participou da Conferência dos Povos Indígenas do Tocantins, realizada no Centro de Ensino Médio Indígena Xerente WARÁ - Cemix, no município de Tocantínia, nos dias 22 e 23 de novembro. O evento foi organizado pela Secretaria de Cidadania e Justiça e pela Secretaria Estadual de Educação.

Durante o encontro foram discutidas políticas públicas para os povos indígenas, onde se fizeram presentes representantes de todas as etnias do Estado. Também foi discutido e aprovado o decreto que cria o Conselho das Políticas Públicas para os Povos Indígenas do Tocantins.

No decorrer do diálogo foi apresentada a situação que a comunidade se encontra hoje, no que se refere à questão do fogo, do saneamento básico, da destinação do lixo, das estradas vicinais, do tratamento de água nas aldeias, da comunicação, assim como problemas sociais que são enfrentados, como o alcoolismo, drogas, entre outros.  

O superintendente de Gestão Ambiental do Naturatins, Natal Cesar, afirmou que o Instituto se colocou à disposição, para estar apoiando o Conselho nas questões voltadas para a área ambiental e outras áreas que se fizer necessário, respeitando as limitações do órgão.  “Foi uma troca de experiências muito boa, durante o evento foi muito elogiada pelos caciques, a preocupação dos órgãos do Governo do Estado, que vem buscando soluções no intuito de amenizar o sofrimento daquela comunidade”, enfatizou.

Ao final, foi realizada uma mesa redonda tendo um representante da Secretaria de Planejamento representando todos os órgãos, se comprometendo de estar incluindo na elaboração do Plano Pluri Anual (PPA) que será realizada em 2017, algumas ações que venham beneficiar os povos indígenas.

Assim, o Conselho será formado por representantes de todas as etnias indígenas e órgão do Governo, pois terá a responsabilidade de eleger as prioridades da classe para que seja incluído no PPA. 

Além do Naturatins, estiveram presentes na conferência, o procurador Geral do Estado, Álvaro Manzano, representantes de órgãos do Governo Estadual e Federal, como a Universidade do Tocantins -Unitins, Instituto Rural do Tocantins - Ruraltins, Secretaria de Planejamento - Seplan, Secretaria de Ação Social - Setas, Universidade Federal do Tocantins - UFT, Fundação Nacional do Índio -Funai, Secretaria da Infraestrutura - Seinfra, Prefeitura Municipal de Tocantínia e do Conselho Nacional Indígena - CNI.