Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Mais de 170 pacientes foram atendidos em ação de prevenção e diagnóstico do câncer de pele no Hospital Geral de Palmas (HGP). Durante a ação, foram realizados 30 procedimentos, possíveis graças ao auxílio de equipe composta por 11 dermatologistas, dois clínicos gerais, dois cirurgiões de cabeça e pescoço, 12 técnicas em enfermagem, nove servidores administrativos do Ambulatório do HGP, 50 estudantes de medicina e quatro residentes.

A ação teve o intuito de sensibilizar a população sobre a importância da fotoproteção no dia a dia e o diagnóstico precoce da doença. A auxiliar de serviços gerais, Raimunda Sousa, aproveitou o momento para se consultar. "A doutora repassou as dicas de cuidado com a pele, usar chapéu e protetor solar", afirmou. 

A médica dermatologista, Luciane Prado, ressaltou que as pessoas de pele clara são as mais prejudicadas. “Pessoas de pele clara aqui no Tocantins são as que têm maiores chances de ter câncer de pele. São cerca de 470 casos notificados, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mas há casos subnotificados no Estado. O sol é o principal vilão da pele, por isso é necessário redobrar os cuidados com protetor solar”, reforçou. 

Para o diretor geral do HGP, Daniel Hiramatsu, a ação fortalece ainda mais as atividades desenvolvidas no hospital. “Iniciativas como esta beneficiam pacientes que podem contar com atendimento de profissionais especializados, além de receber orientações, tratamento e cuidados com a saúde ”, afirmou                    

Ação foi promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e colaboradores e ocorreu no último sábado, dia 26, no HGP.