Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O Fórum Tocantinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos é parceiro de diversas atividades que acontecerão, a partir do próximo dia 2, em alusão ao Dia Internacional de Luta Contra os Agrotóxicos, comemorado mundialmente no dia 3 de dezembro. A data lembra a tragédia ocorrida em 1984 em Bhopal, na Índia, quando o vazamento de uma fábrica de agrotóxicos da Carbide Union, atual Dow Chemical, provocou cerca de 10 mil mortes.

Sob coordenação do Ministério Público Estadual (MPE), o Fórum foi criado em março de 2016, sendo composto por órgãos e instituições governamentais, não-governamentais, população em geral e comunidade científica que, juntos, desenvolvem ações educativas e propõem disposições normativas para o aperfeiçoamento da legislação específica.

A programação estende-se até o dia 04 e conta com cine debate, encontro de agroecologia e palestra para estudantes.

Programação:

Cine Debate

02/12

A Secretaria Estadual de Saúde realiza, partir das 14h30, no auditório do térreo do anexo 1 da Secretaria Estadual de Saúde, o Cine debate sobre o tema Agrotóxico x Saúde. Durante o evento, serão apresentados vídeos sobre o perigo invisível do uso indiscriminado do agrotóxico no Brasil e os efeitos deles no organismo humano. Por meio de palestras, técnicos da área de vigilância em saúde discorrerão sobre agroecologia, apresentarão dados sobre agrotóxicos no Tocantins e dados atualizados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos.

II Encontro Estadual de Agroecologia

01 a 04/12

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e outras entidades estão organizando o II Encontro Estadual de Agroecologia, destinado a produtores rurais da comunidade quilombola Malhadinha.

Palestra

01e 02/12

A universidade Ulbra receberá escolas para mostrar um olhar diferenciado da agricultura, falando de produção sustentável, orgânica e alimento saudável.