Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação Bombeiros e agentes de saúde verificam a existência do vetor em caixa d'água. Bombeiros e agentes de saúde verificam a existência do vetor em caixa d'água.

Um grupo de bombeiros militares e funcionários da saúde se reuniram na manhã desta sexta-feira, 16 para realizar inspeções em residências e orientar moradores da região norte da capital sobre os riscos de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. A ação aconteceu na quadra 605 norte.

O combate faz parte do enfrentamento ao transmissor da zika, dengue e chikungunya que este ano instituiu todas as sextas-feiras como dia de combate aos focos do mosquito. O coordenador da Sala Estadual de Coordenação e Controle ao mosquito transmissor mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o capitão Marcelo Marinho esteve presente nas visitas e destacou a importância da participação da comunidade na ação. “O trabalho de combate ao mosquito depende principalmente da conscientização da sociedade. Hoje sabemos que cerca de 80% dos focos está dentro das residências”, lembrou.

A dona de casa, Marluce da Cruz, foi uma das moradoras da quadra que recebeu a visita da equipe. “Esse trabalho é muito importante porque essa doença é muito perigosa, tenho pessoas da família que adoeceram e sei o quanto a dengue pode prejudicar nossa saúde”, ressaltou a dona de casa.

Campanha

Em novembro o Ministério da Saúde lançou a campanha “Um simples mosquito pode marcar uma vida – um simples gesto pode salvar” para conscientizar a população sobre as conseqüências das doenças causadas pela chikungunya, zika e dengue.