Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Estimular a criatividade das crianças é fundamental para o seu bom desenvolvimento cognitivo e intelectual. Para dar liberdade de criação e estimular a leitura, o Instituto Carlos Chagas – Incar, de Araguaína/TO, desenvolveu durante todo o ano de 2016 um projeto de produção literária com os alunos. O resultado foi a publicação em livro pela editora Estante Mágica, das obras escritas pelos pequeninos. Na última sexta-feira, 16, o material foi apresentado para os pais numa noite de autógrafos.

O projeto foi realizado com alunos do Maternal ao Ensino Fundamental. Eles fizeram releituras de livros literários, filmes e poemas, com total liberdade de criação. A coordenadora pedagógica, Sebastiana Martins, frisa que é de extrema importância trabalhar a leitura de forma lúdica. “O Incar prioriza muito o estímulo da criatividade da criança, da capacidade de produzir. Quando se permite esse processo de criação, a criança se autoafirma e trabalha sem medo. Isso é importante para o processo de ensino-aprendizagem”, destacou.

Durante o processo de produção, os professores foram motivando os alunos e mostrando diversas possibilidades de linguagem literária. A aluna do sétimo ano, Letícia Rodrigues, escreveu uma história de aventura, inspirada em um filme. “A professora nos auxiliou com palavras e expressões novas, então aprendemos muito na linguagem também”, contou. A pequena escritora falou também da experiência de ter seu primeiro livro lançado. “Me ajudou a conhecer mais sobre mim mesma. Estou muito animada para todo mundo conhecer”, comentou.

Já o José Rodrigues Martins, do primeiro ano, fez uma releitura do personagem Pinóquio. A mãe, Paula Jessica Nunes, conta que todos os dias ele chegava em casa empolgado com o livro que estava escrevendo. “Estou muito feliz com esse projeto, a escola está de parabéns. Meu filho teve uma melhora de 100% de aproveitamento no decorrer do ano, foi muito desenvolvimento”, comemorou.

Para a diretora geral do Incar, Denia Chagas Martinelli, projetos como este estimulam o desenvolvimento da criança de uma forma ampla. “Uma das prioridades da nossa escola é despertar a criatividade de nossos alunos, por meio de métodos de ensino-aprendizagem que favoreçam e despertem o protagonismo da criança como produtora de conteúdos, estimulando diversas formas de expressão”, explicou.

Matrículas Abertas

O Instituto Carlos Chagas – Incar está com matrículas abertas para ano letivo de 2017. A escola possui turmas de Berçário, Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. As aulas iniciam no dia 23 de janeiro.