Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O deputado estadual José Roberto Forzani participou neste sábado (17) do Encontro Estadual de Dirigentes Petistas e Eleitos pelo Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara de Vereadores de Palmas/TO. Na ocasião, o parlamentar anunciou oficialmente o seu nome para pleitear a presidência estadual da sigla. 

O encontro possibilitou a discussão sobre o  6° Congresso Estadual com data para os dias 25 e  26 de março, onde será realizado o processo de Eleição Direta (PED). Também foi discutido a conjuntura nacional, a organização do partido, além de realizar uma fala especifica para os  prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos pela sigla. “Para nós, é muito importante que a gente faça esse empoderamento, discuta e ajude os companheiros que foram eleitos a fim de cumprir nosso papel de apoiar as lutas das trabalhadoras e dos trabalhadores em cada município e Estado”, considerou Zé Roberto.

“Lançamos a candidatura a presidente estadual do partido. Contamos com amplo apoio e vamos trabalhar para ter uma unidade a fim de que possamos ser eleitos com grande votação e fazer as mudanças políticas e organizacionais de que o partido precisa para enfrentar tempos difíceis”, anunciou o parlamentar.

Zé Roberto explicou que o golpe realizado contra a presidente Dilma Rousseff veio para atacar todas as conquistas sociais que se multiplicaram pelo país nos últimos anos. “Estão em risco todas as nossas garantias sindicais, trabalhistas e previdenciárias. O Partido dos Trabalhadores tem de ser a voz que ajuda os trabalhadores a se organizarem rumo à garantia de direitos. É nesse sentido que lançamos o nome com o intuito de preparar o partido para enfrentar todos esses desafios”, afirmou.

Para o parlamentar, a situação do Estado também é outro tema a se tratar. “Estamos vivendo um momento grave, em que praticamente todas as obras do governo do Estado estão paralisadas por não ter dinheiro da contrapartida para dar continuidade. São escolas, estradas, pontes e, na minha avaliação, há um enorme vazio político, não há nenhuma condição política de caminhar para uma solução junto a esse governo. Então, cabe a nós do partido liderar um processo para conseguir dialogar com a população e achar uma alternativa com vistas a fazer esse enfrentamento”, concluiu.

Estiveram presentes ao encontro o vice-presidente do PT nacional, Jorge Coelho, o deputado federal Rubens Otoni (PT-GO), a deputada estadual Amália Santana, a secretária estadual de movimentos populares, Eutália Barbosa, o vice-prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, a vereadora de Araguaína, Silvinha, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT-TO), José Roque, a secretária estadual de organização do PT, Márcia Barbosa, entre outras lideranças políticas e de movimentos sociais e sindicais.