Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Votorantim Cimentos realiza em Xambioá, desde 2014, o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores

Votorantim Cimentos realiza em Xambioá, desde 2014, o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Votorantim Cimentos realiza em Xambioá, desde 2014, o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores Votorantim Cimentos realiza em Xambioá, desde 2014, o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores

Em 2016, somente nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil, a Votorantim Cimentos destinou mais de R$ 5,3 milhões em iniciativas sociais visando impulsionar transformações nas comunidades nas quais está inserida.

Segundo a analista de Responsabilidade Social da Votorantim Cimentos – Regional Centro-Norte, Fernanda Deleu Recife, o montante foi aplicado em ações nas áreas de educação, cultura, dinamismo econômico e fomento às cadeias produtivas. Os investimentos beneficiaram comunidades de sete municípios, entre os quais está Xambioá/TO, além de cidades de outros estados, como Goiás, Mato Grosso e Pará, e no Distrito Federal.

“A Votorantim Cimentos acredita e apoia o desenvolvimento das comunidades onde atua e acredita ser fundamental deixar um legado para os municípios onde opera. Fomentar a gestão social é condição para o negócio existir e se manter. Por isso, queremos estar cada vez mais próximos da comunidade, gerando valor e transformando vidas”, afirmou Fernanda Recife.

Principais iniciativas

Na área de cultura, a Votorantim Cimentos realiza em Xambioá o projeto “Todo o Lugar tem uma História pra Contar”, do Museu da Pessoa. Entrevistas gravadas em vídeo com moradores são registradas em um museu virtual, com o intuito de preservar a identidade cultural e histórica das comunidades.

O projeto será finalizado em 2017, com a inclusão das histórias no site: www.museudapessoa.net. Além disso, as histórias coletadas são publicadas em livros didáticos para serem utilizados pelos professores nas escolas da rede pública. Exposições fotográficas com imagens obtidas junto aos moradores também são realizadas nos locais onde o projeto é desenvolvido.

A coordenadora do Conselho Comunitário de Xambioá, Marivalda Martins Borges, disse que o fato de o município ser contemplado para fazer parte de um museu virtual é um privilégio, já que a elaboração tem a participação direta dos moradores. “Esse projeto representa a valorização do povo de Xambioá, que pela primeira vez terá um registro próprio de sua história. Estão todos amando a iniciativa e colaborando. Somos muito gratos por termos a  oportunidade de mostrar ao Brasil e ao mundo o município com o nosso olhar”, disse.

Na área de dinamismo econômico, a Votorantim Cimentos realiza em Xambioá, desde 2014, o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), que tem como objetivo proporcionar aos micro e pequenos empreendedores a oportunidade de se aprimorarem para melhor atender às grandes empresas. Para isso, o Programa oferece consultorias especializadas, capacitações, visitas técnicas a empresas compradoras e encontros de negócios. O PDF é executado por meio da DVF Consultoria, com o apoio da Prefeitura Municipal de Xambioá, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Tocantins), Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) e Associação Comercial e Industrial de Xambioá (Acix).

As pequenas cadeias produtivas de Xambioá também contam com o incentivo da Votorantim Cimentos para se desenvolverem. As ações são realizadas por meio do Programa ReDes, uma iniciativa que tem a parceria do Instituto Votorantim e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O ReDes auxilia grupos produtivos a consolidarem projetos de geração de emprego e renda, proporcionando a inclusão desses negócios no mercado.

Em Xambioá, o Programa ReDes contribuiu para consolidar o projeto Xambiart, da Cooperativa das Artesãs de Biojoias de Xambioá (COOABX). O negócio, que envolve a produção de biojoias e artesanato, iniciou em 2016 a construção de sede própria graças ao crescimento impulsionado pelo ReDes. Além do projeto Xambiart, o Programa ajudou a formalizar outros dois projetos: Inclusão Socioprodutiva de Mulheres da Ecosol, voltado à qualificação de mulheres para produção de artigos de artesanato e decoração oriundos da planta de babaçu; e Renascer, que tem como objetivo incrementar os processos de piscicultura já desenvolvidos na região.

Somam-se ainda aos investimentos sociais o Programa Apoio à Gestão Pública (AGP). Promovido também em parceria com o Instituto Votorantim e BNDES, o Programa Visa contribuir para a modernização da gestão pública e a redução de déficit de infraestrutura em municípios onde há operações ou futuras operações da Votorantim.

Sobre a Votorantim Cimentos

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 56,8 milhões de toneladas/ano e receita líquida de R$ 14 bilhões, em 2015. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.