Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Continuam à disposição dos visitantes, a magia das cores e o encanto da poesia no Projeto Arte ao Cubo do Sesc Palmas, com a exposição “Poiesis3”, ou, Poesias ao Cubo, de Marina Boaventura. Aberta no dia 25 de novembro último, na praça ao lado do Centro de Atividades do Sesc Palmas (502 Norte), a visitação gratuita segue aberta até o dia 25 de fevereiro de 2017.

Poiesis³ (Poiesis ao Cubo) é um site specific que considera como elementos estéticos os cubos e o meio circundante para o qual a obra é elaborada. “Inspirada em lençóis expostos nos varais, bailando ao vento e refletindo cores, a artista cria uma obra que mistura a ocupação do espaço da praça com as artes visuais e a literatura”, destaca o promotor em Artes Visuais do Sesc Tocantins, Vone Petson. “A palavra de origem grega poiesis significou inicialmente criação, produção e, posteriormente, arte da poesia e faculdade poética. As palavras pintadas nos lençóis com o balançar do vento adquirem uma liberdade, se misturam com as cores aquareladas no tecido transparente e ganham nova vida poética”, ressalta o promotor.

Os lençóis têm haicais ou poemetos de Matsuo Bashô, Paulo Leminski, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Vinicius de Moraes, Adélia Prado, Cora Coralina, Guilherme de Almeida, Cecília Meireles, Hilda Hilst, Guimarães Rosa, Simone de Beauvoir, Ferreira Gullar, Lygia Fagundes Telles, Clarice Lispector, Mário Quintana, Yeda Prates Bernis, Olavo Bilac, Arnaldo Antunes, Osmar Casagrande, Ana Isabel Friedlander, Otávio Fraz, Tião Pinheiro, José Gomes Sobrinho, Edson Cabral, Gilson Cavalcante, Odir Rocha, Orley Massoli, Ronaldo Teixeira, Lita Maria,  Márcio Melo, Aline Loss Rodrigues, Almecides Pereira, Irma Galhardo, Lia Testa, Ricardo Carlin, dentre outros.

Marina Boaventura

Marina Teixeira de Souza Boaventura é mineira de Rio Paranaíba, mas reside há vários anos em Palmas, Tocantins. Graduada em Artes Plásticas pela UFU de Uberlândia (MG), com especializações em Filosofia pela Fafipa/Unicamp, de Patos de Minas (MG) e Ensino de Artes Plásticas pela Ufu. Possui no currículo várias exposições individuais e coletivas, e performances em Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Piauí, Pará, Santa Catarina, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Paris, na França. As mais recentes realizadas foram: a individual – “Cartas de um Náufrago em Mim” – Galeria Sesc de Artes, em 2015 em Palmas (TO), e a Coletiva – “Adensamento e Expansão” – Acervo CCUFG – Centro Cultural UFG, em 2014 em Goiânia, (GO).