Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Depois do breve recesso de final de ano, o Sesc Tocantins reabre a visitação gratuita à exposição coletiva “O Sagrado no Tocantins”, que reúne obras de 13 artistas visuais de 04 cidades tocantinenses. Resultado do Projeto ArteSesc Confluências, a visita gratuita pode ser realizada em horário comercial até o dia 28 de fevereiro deste ano.

Integram a exposição os seguintes artistas: Cláudio Montanari, Edivan Ribeiro, Joel de Assis, Luara Aquino, Marcos Dutra, Marina Boaventura, e Sérgio Lobo, de Palmas; Cléo Araujo, Janeide Nunes e Marize Macedos, de Aparecida do Rio Negro; Fernando Amorim e Roleta, de Araguaína; e Mirian Tesserolli, de Porto Nacional.

“Esta exposição foi gestada a partir da imersão na cultura local que os artistas participantes do Confluências vivenciaram na cidade de Natividade. A escolha dessa cidade se deu por diversos fatores, entre eles o peso histórico que ela possui para a cultura tocantinense, suas manifestações artísticas, religiosas, culinárias e folclóricas. Em Natividade, sem dúvida alguma, possivelmente encontramos a cultura genuinamente tocantinense”, destaca o promotor em Artes Visuais do Sesc Tocantins e curador da mostra, Vone Petson.

ArteSesc Confluências

O ArteSesc Confluências é um projeto piloto realizado em parceria com o Sesc DN e os Sesc regionais do Pará, Paraíba, Piauí, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. Um dos seus principais objetivos é a criação de novos circuitos da rede Sesc de Artes Visuais, divulgação de novos talentos nos espaços do Sesc e organização de material sobre a produção de arte brasileira contemporânea, disponibilizando-o em uma plataforma digital para consulta pública. Gratuito, o programa ofereceu 20 vagas para cada um dos estados participantes. E foi aberto para pessoas que atuassem no campo das artes visuais, tais como: artistas, críticos, mediadores, pesquisadores, gestores, entre outros agentes culturais, que residam nos estados citados, seja na capital ou no interior.

A exposição “O Sagrado no Tocantins” do Projeto ArteSesc Confluências, segue aberta à visitação pública em horário comercial na Galeria Sesc de Artes no Centro de Atividades do Sesc Palmas (502 Norte), até o dia 28 de fevereiro de 2017. A classificação é livre e a entrada é gratuita.