Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Em caráter preventivo, a Polícia Militar dá dicas sobre a utilização de ferramentas que facilitam a localização e/ou bloqueio de aparelhos roubados/furtados, perdidos ou extraviados. Com o rastreamento os policiais militares conseguem localizar o aparelho roubado/furtado e com o bloqueio o proprietário inutiliza o celular, que não poderá ser usado por um usuário, que não possua os códigos corretos para acessar e desbloquear o aparelho. 

O bloqueio do aparelho celular pode ser feito por meio da Central de Atendimento das operadoras, com essa ação o aparelho será inutilizado, pois não funcionará mesmo que haja a troca de chip, inclusive para outra operadora. Já a instalação de aplicativos, que podem ser baixados gratuitamente, permite que o dono do celular ou alguém, que tenha acesso às senhas previamente cadastradas no aplicativo, rastreie o aparelho ou mesmo bloqueie.

Para que o proprietário do celular possa fazer uso dessas ferramentas é necessário que saiba o número do IMEI do aparelho. O IMEI é uma sigla em inglês que significa Identificação Internacional de Equipamento Móvel, que é um código único.

O IMEI está visível na nota fiscal da compra do aparelho; na etiqueta colada no aparelho, que é avistada ao retirar-se a bateria; ou ainda para determinados aparelhos celulares na tela do telefone ao digitar o código *#06#. Para os smartphones o IMEI pode ser localizado via internet por meio do e-mail cadastrado no Google Play.

Com o código de IMEI, em mãos, o proprietário que teve seu aparelho celular roubado/furtado, perdido e/ou extraviado, possibilita que a polícia tenha mais agilidade para bloquear o aparelho celular e com o uso de aplicativos rastreá-lo, facilitando assim sua localização e impedindo o uso por usuários indevidos.