Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Tharson Lopes

O Estado do Tocantins deu um passo significativo na busca da melhoria da Educação. Foi assinado na manhã desta quarta-feira, 25, um Termo de Cooperação Técnica entre a Fundação Lemann e o Governo do Tocantins para a formação de gestores escolares e coordenadores pedagógicos.

O governador do Estado Marcelo Miranda ressaltou a importância da parceria. “Este é um momento da virada para a Educação. É um momento de compreensão, de unirmos as forças, com objetivos bem definidos para obtermos bons resultados na aprendizagem dos nossos alunos”, disse.

Por meio do projeto Gestão para a Aprendizagem, a Fundação Lemann vai promover formação de gestores escolares e coordenadores pedagógicos com a realização do curso de Gestão Escolar: desafios e perspectivas para a Efetivação da Autonomia na Gestão Democrática da Escola. A ação será desenvolvida por meio do Programa Estrada do Conhecimento (PEC), que está sendo executado no Tocantins com a parceria do Banco Mundial.

De acordo com a Cooperação Técnica, serão atendidos com a formação, 458 diretores escolares, 458 coordenadores pedagógicos e 91 técnicos da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).  A formação terá início ainda neste semestre, na modalidade semipresencial. Os encontros presenciais serão realizados em cinco polos: Araguaína, Dianópolis, Guaraí, Gurupi e Palmas.

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Sechim, explicou aos presentes na cerimônia sobre as ações que estão sendo desenvolvidas pela Seduc, como a implantação da nova proposta pedagógica e as mudanças realizadas no calendário escolar.

A professora Wanessa ressaltou que a rede estadual de ensino tem um grande potencial e que os diretores escolares são líderes. “São vocês que levam a esperança, as possibilidades e inovações para os professores, alunos e comunidade escolar. Por isso, apostamos nessa formação, que irá proporcionar um novo impulso na Educação do Tocantins. Precisamos ter uma escola que as nossas crianças e jovens gostem, uma escola humanizada”.

O diretor executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne, falou sobre a missão da instituição que representa. “A proposta é garantir que todas as crianças tenham uma educação de excelência, por isso, promovemos parceria com estados e municípios. No caso do Tocantins, já existem programas em andamento, e nós atuaremos para complementar e para somar. Essa parceria terá duração de dois anos, o foco é apoiar e formar as equipes gestoras para garantir a aprendizagem de seus alunos”, esclareceu Denis.

A deputada federal, Maria Auxiliadora Seabra Resende (Professora Dorinha), citou as atuações que a equipe da Fundação Lemann já realizou no Tocantins. “É uma instituição que ajudou a delinear as discussões da Base Nacional Comum Curricular, que auxiliou o Tocantins na formação de gestores escolares, em outra ocasião. É preciso preparar e fortalecer os gestores e coordenadores pedagógicos para que eles tenham condições de auxiliar os professores nas práticas do ensino e da aprendizagem”, frisou.

A diretora da Escola Estadual Liberdade, Maria Nazaré Macedo, disse que está muito confiante que essa formação irá promover um novo olhar na Educação do Tocantins. “Fazia tempo que não fazíamos uma formação, precisamos atualizar nossos conhecimentos e ter uma nova dinâmica de trabalho”.