Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação O animal foi capturado e solto na região de Sucupira O animal foi capturado e solto na região de Sucupira

A Agência Regional do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), do município de Gurupi, a 230 km de Palmas, foi acionada recentemente por um fazendeiro da região do município de Sucupira, que solicitou apoio técnico para captura de um animal, que estava se alimentando de suas galinhas e patos.

Segundo o coordenador da Agência, Antônio Carlos Pakalolo, na última terça-feira 24, após o telefonema do fazendeiro, ele convocou uma equipe formada por três técnicos, que foi até o local para avaliar como seria o processo de captura do animal, quando foi instalada uma jaula.

“Colocamos um frango na cela que foi usado como atrativo. Mas o mesmo não foi atacado pelo bicho, já que o tiramos a tempo. E para a nossa surpresa fomos agraciados com uma jaguatirica macho, de porte médio e adulta. O animal, passou por uma avaliação e como foi constatada as boas condições físicas, realizamos a soltura nesta quarta-feira, 25.

Conforme o coordenado, mais três servidores auxiliaram na soltura, quando o animal foi colocado em liberdade na região de Sucupira, em local distante de residências, ou seja, da zona urbana, para que ela possa seguir a sua vida normalmente.

Linha verde

Para solicitar resgate de animais ou fazer quaisquer denúncias relativas a crimes ambientais ocorridos na região de Gurupi, a comunidade poderá ligar para os telefones 3351.1511 ou 3351.1994.

Outra alternativa é ligar gratuitamente para a Linha Verde do Naturatins, por meio do telefone 0800 63 11 55. Neste caso o atendimento é realizado durante toda a semana, inclusive nos sábados, domingos e feriados, nos horários de 7h: 30min às 19h.

O atendimento busca minimizar os crimes ambientais de todos os formatos, além de orientar a população sobre as maneiras corretas de uso dos recursos naturais.