Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) apresentou queda de quatro pontos em janeiro, se comparado a dezembro de 2016, atingindo 97,7 pontos. Os dados da pesquisa se referem a Palmas e foram apurados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) com apoio da Fecomércio Tocantins.

Este é o terceiro mês consecutivo que o indicador da confiança sofre recuo, voltando para a zona de insatisfação. Isso, porque na variação da escala que retrata os indicadores da pesquisa, resultados abaixo de 100 pontos são considerados pessimistas e os acima de 100 pontos, otimistas.

“Com esse resultado, percebemos que os empresários ainda enxergam insegurança na condição atual da economia, no setor e em suas empresas”, comentou o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni.

No ponto de vista de 84,8% dos empresários que participaram da pesquisa, a condição atual da economia brasileira piorou, assim como o setor (para 73% dos respondentes) e as empresas (para 57,7%). Além disso, os varejistas pretendem investir menos, já que o nível de investimento será menor para 73,2% e 59,4% intencionam reduzir o número de funcionários.

Visão

Entretanto, as expectativas em longo prazo apresentaram resultados mais positivos. Dos participantes da pesquisa, 74,9% acreditam que haverá melhoras na economia, 83,4% tem esperança de progresso para o comércio e 86,4% apostam em resultados mais favoráveis para suas empresas.