Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Rondinelli Ribeiro

Os cidadãos do município de Araguaçu receberam as instalações do prédio do Fórum da Comarca reformadas e ampliadas durante solenidade, realizada na tarde da última sexta-feira, 27, que contou com a presença de magistrados, servidores e autoridades locais e do sistema de Justiça.

Em seu discurso, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ronaldo Eurípedes, falou sobre os avanços e fez uma reflexão a respeito da responsabilidade do Judiciário com a população. “A entrega dessa obra reafirma o nosso compromisso com uma Justiça célere. Nos esforçamos muito para isso, o Judiciário tem cumprido seu papel institucional e temos a certeza de que sem trabalho não há realizações”, concluiu.

Substituindo o diretor do Foro da Comarca, Nelson Rodrigues da Silva, o juiz Luciano Rostirolla ressaltou a importância da obra para magistrados e servidores. “Vemos aqui a preocupação em oferecer condições dignas de trabalho a todos nós. Temos agora um prédio que condiz com a importância do nosso Judiciário e do nosso papel social”, afirmou.

Representando o procurador geral de Justiça, Clenan Ranault de Melo Pereira, o promotor da Comarca, Calleb Melo, ressaltou a importância da união entre os órgãos que compõem o Sistema de Justiça. “A reforma do Fórum vem para dignificar o trabalho de todos os operadores do Direito no exercício de suas funções, e o investimento certamente será convertido em excelência na prestação jurisdicional”.

Dispositivo de Honra

Entre as autoridades que compuseram o dispositivo de honra estavam: o prefeito de Araguaçu, Joaquim Lopes Pereira; o presidente da Câmara Municipal da cidade, vereador Sebastião Sabino de Souza; a vice-presidente da subseção da OAB/TO, Claudinéia Mian Cardoso; a prefeita de Sandolândia, Silvínia Pereira;  e o padre Jairo Barbosa Moreira, pároco da região.

Homenagens

A placa de homenagem destinada ao diretor do Foro, Nelson Rodrigues da Silva, no ato foi recebida pelo magistrado substituto, juiz Luciano Rostirolla.

Representando todos os servidores da Comarca, Rogério de Souza Oliveira também recebeu uma placa de homenagem como reconhecimento pela dedicação no desempenho das funções no Fórum.

Tribunal do Júri de Formoso do Araguaia

Ainda na região sudeste do Tocantins, o Poder Judiciário também inaugurou as instalações do salão do Tribunal do Júri da Comarca de Formoso do Araguaia.

Na ocasião, com a presença dos servidores, o presidente do TJ, desembargador Ronaldo Eurípedes, relembrou o projeto Caminhos da Justiça, que segundo o magistrado, foi o primeiro passo para iniciar a obra. “Visitamos as 42 comarcas para conhecer as necessidades de cada uma e em Formoso do Araguaia vimos que, além da reforma do prédio do Fórum, também era preciso providenciar, com urgência, a construção do Tribunal do Júri”, afirmou.

A obra, iniciada em agosto de 2016, foi erguida em uma área de 344,22 m². Além do salão climatizado e mobiliado, a nova obra também conta com uma Sala de Espera construída e equipada para oferecer ainda mais conforto aos cidadãos.