Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Gláucia Mendes

Com o objetivo principal de diminuir o índice de trotes na unidade, profissionais do Serviço Móvel de Urgência (SAMU/192) de Araguaína realizam o Projeto Samuzinho nas Escolas. As primeiras crianças a receberem a equipe foram da Escola Casemiro Ferreira Soares, na manhã dessa segunda-feira, 13. Todas prestaram muita atenção na palestra e fizeram questionamentos sobre o Samu aos organizadores.

Os profissionais do Samu encontram diariamente dificuldades de operação, por receber um grande número de trotes telefônicos. Em 2015, o Samu de Araguaína realizou 9.955 atendimentos, desses 2.484 foram trotes, ou seja, 27, 5%. No ano passado, a unidade recebeu 8.667 chamadas e registou 1.628 ligações de trotes, o que representa 18,78% do total.

Mesmo tendo diminuído o número de trotes em 2016, a unidade continuará alertando sempre quanto a conscientização de trotes, que além de atrasar os atendimentos de pessoas que realmente precisam, traz custos com o deslocamento de equipes.

São realizados em média por mês 135 atendimentos, nos quais as viaturas prestaram socorro em diversos tipos de ocorrências.

Escola Casemiro Ferreira Soares

Aluno da Escola Casemiro, Felipe Leal Carvalho, de nove anos, questionou quando devemos ligar para o Samu e quando devemos ligar para o Corpo de Bombeiros. Uma das coordenadoras do projeto, Áurea Aldenes, explicou que pode ligar em um dos dois números (192 e 193), já que todos são treinados para trabalhar em casos de urgência e emergência. Tanto os bombeiros quanto as equipes do Samu estão sempre prontas para atender um chamado. “Casos com acidentes graves geralmente as equipes vão juntas realizar o atendimento”, explicou.

Já Joaquim Valadares Pereira, de 10 anos, aprendeu que não podemos passar trotes. “Agora sei que só posso ligar se realmente estiver alguém precisando ser atendido”, disse.

A professora auxiliar de alunos especiais, Andrelina Dias, que levou o aluno Jorge Humberto, disse que palestras como estas são muito importantes. “São momentos de interação entre os alunos e de aprendizado sobre como o funciona o serviço, eles também levam a informação para casa”, ressaltou.

Com as palestras, o Samu pretende atingir mais pessoas e conscientizar o maior número de crianças possível com a ajuda de coordenadores, professores e diretores.

Cronograma de palestras

Manhã, com início às 8 horas e à tarde com início às 14 horas
 
Dia 14 (terça-feira)
Escola Arnon Ferreira Leal (Rua 8, Conjunto Patrocínio).
 
Dia 15 (quarta-feira)
Escola Cesar Belmino (Av. Brasil, s/n, Setor Tereza Hilário Ribeiro).
 
Dia 16 (quinta-feira)
Escola Benedito Canuto Braga (Rua N, nº,175, Setor Couto Magalhaes).
 
Dia 17 (quinta-feira)
Escola Aurélio Buarque de Holanda (Rua 13 de Abril, nº130, Setor Dom Orione).