Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Divulgação

Com mais de 3.000 atletas, a “maior competição interclubes da América Latina” foi ainda maior em 2017. Somados os dois dias, foram 23 horas de judô, sem interrupção, em nada menos do que doze áreas de competição.

Realizada em São Bernardo do Campo neste fim de semana, a Copa São Paulo de Judô bateu o recorde de participação. Segundo o presidente da Federação Paulista de Judô, Alessandro Puglia, o nível técnico também foi marcante. “Estávamos conversando nos bastidores e era consenso que esta foi a Copa São Paulo com melhor índice técnico”, contou o ex-atleta da Seleção Brasileira, responsável pela organização do evento.

Do Tocantins, destaque para a medalha de prata de Luana Candido, no Sênior até 48kg. “Há anos que a Luana se dedica fielmente aos treinos e competições e quem entende do judô nacional sabe o quanto esse resultado é incrivelmente expressivo”, comemorou seu técnico, Fred Guerra. A boa participação da atleta da AD Guerra/Sesi se repetiu no segundo dia do torneio, na classe Sub21, embora tenha perdido a disputa do bronze. “Foram 21 adversárias na chave e cinco rodadas até a disputa do bronze e eu já estava muito desgastada das lutas do dia anterior”, contou a medalhista, “mas mesmo sem a segunda medalha, foi um final de semana em que tudo deu certo”, disse a atleta, que já tinha dois bronzes em edições anteriores.

Outros cinco atletas do Tocantins participaram da Copa, mas sem repetir o êxito da colega. Da AD Guerra/Sesi de Palmas, Karla Basílio, Iane Almeida e Fred Guerra foram derrotados e não seguiram na competição. E o mesmo aconteceu com Rebeca Martins (Guerra/Sesi de Xambioá) e Weverson Aires (Kodokan de Paraíso).

Sesi/SP

De São Bernardo, os atletas da AD Guerra/Sesi seguem para Bauru, onde treinarão, ao longo da semana, com uma das mais fortes equipes do Brasil, o Sesi/SP. “O sensei Marinho Esteves já me auxilia na formação de nossos competidores há muitos anos, por isso sempre aproveitamos a oportunidade para esse intercâmbio”, explicou Guerra.

Próximas Competições

No próximo sábado, dia 25/03, os atletas competem na 2ª etapa do Tocantinense de Judô. Uma semana depois, Fred Guerra retorna à São Paulo para a fase Master da Copa SP, acompanhando de mais alguns atletas. E em abril, a Seleção Tocantinense segue em peso para o Campeonato Brasileiro Regional, em Brasília, classificatório para as finais nacionais.

A Equipe da AD Guerra/Sesi conta com o apoio do Programa Atleta do Futuro, Wizard Palmas, JL Meurer, Sonic Comunicação Visual e DiCasa manutenções. (Ascom ADG)