Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Júnior Suzuki

Em reunião da Câmara de Recursos Humanos nessa quarta-feira, 5, a Prefeitura de Palmas apresentou proposta de pagamento da data-base dos servidores públicos municipais a partir de julho de 2017, sem formalizar o parcelamento do retroativo de janeiro a junho. Sindicatos apresentaram contraproposta que deve ser analisada pela gestão até nova reunião no próximo dia 19.

Para o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (Sisemp) não houve um “cuidado” da gestão em apresentar uma proposta consolidada, com apresentação de números e regras claras para o pagamento do retroativo. “Da forma em que a gestão apresentou a proposta ficou parecendo que o objetivo era ganhar tempo com uma proposta um tanto genérica”, disse o presidente do Sisemp, Heguel Albuquerque.

Para o Sisemp e demais sindicatos presentes, apenas o pagamento da data-base em julho, sem definição do pagamento do retroativo e das progressões em atraso, não é uma proposta plausível e aceitável.

Desta forma, foi apresentada contraproposta para que a gestão pague a da data-base integralmente em julho no percentual de 6,58%, negocie o pagamento do retroativo para o segundo semestre, e liquide o pagamento das progressões em atraso ainda neste primeiro semestre, com a definição de critérios claros e estabelecimento de datas para o pagamento.

A gestão deverá analisar essa contraproposta e apresentar uma decisão em reunião extraordinária no dia 19 de abril. “Esperamos que nessa próxima reunião a gestão apresente dados e uma proposta clara com o estabelecimento de data para o pagamento, inclusive dos valores retroativos. Ressaltamos que a data-base não é aumento de salário, mas apenas um reajuste que já deveria está no planejamento da gestão municipal”, afirma o Albuquerque. 

Participaram da reunião da Câmara de RH, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet), Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins, Sindicato dos Engenheiros, Arquitetos e Geólogos do Estado do Tocantins (Segeato) e Sindicato dos Profissionais da Enfermagem do Estado Tocantins.