Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Uma semana inteira de reflexão e preparação para uma vida nova. Oito dias para relembrar os últimos momentos de Jesus e sua posterior ressurreição, vencendo a morte e o pecado. Com a aproximação da Semana Santa, a Catedral de Palmas preparou uma programação especial de Páscoa. O início será no domingo, 9 de abril, com a missa de Ramos, e se estende até o domingo de Páscoa, 16 de abril.

A celebração de Ramos marca o início da Semana Santa. São cinco missas (7h30, 10h, 11h30, 18h e 19h30) e em todas há a benção dos ramos, que muitos fiéis guardam o ano inteiro nas casas como sinal da fé. A data relembra a grande entrada de Jesus em Jerusalém, menos de uma semana antes de ser crucificado. Montado em um jumento, símbolo da simplicidade, a população o acolhe agitando ramos de oliveiras e palmeiras durante sua chegada.

Na segunda-feira, 10, acontece a Procissão do Encontro, às 19h30. Um grupo com homens leva a imagem de Nosso Senhor dos Passos e encontra o grupo feminino, carregando Nossa Senhora das Dores. “É uma representação do encontro de Jesus com a mãe na subida do calvário. Cantando e rezando, fazemos uma reflexão do que esse encontro representa para a vida do cristão”, resume o pároco da Catedral, Pe. Eduardo Zanom. O ponto de encontro dos homens será na frente do Palácio Araguaia; as mulheres concentram-se no Memorial Coluna Prestes.

Terça-feira é momento de relembrar os principais momentos de dor da mãe de Jesus, no Setenário de Maria, às 19h. Durante a vida, ela recebeu anúncios de que sofreria pelo filho e os sete momentos mais marcantes de dor são contemplados pelos fiéis. Maria superou seu sofrimento confiando em Deus e esse é o objetivo do Setenário: unir nossas dores às da Mãe para vivermos uma vida de fé e confiança em Deus. Às 19h30, será celebrada a Missa pelas famílias.

O encontro de quarta-feira é na Casa de Maria com a Missa dos Santos Óleos, às 19h30. Tradicionalmente realizada na quinta-feira santa, a celebração é transferida para o dia anterior na Arquidiocese de Palmas devido a questões pastorais. É que todos os padres da Arquidiocese se reúnem com o arcebispo, Dom Pedro Brito, para renovar suas promessas sacerdotais e abençoar os óleos (Crisma, Catecúmenos e Enfermos) usados nos sacramentos durante o ano.

Tríduo Pascal

Os três dias que antecedem a Páscoa começa com a instituição da Eucaristia e a última ceia, na qual Jesus lava os pés dos apóstolos em um ato de entrega e serviço. O altar é desnudado (a toalha é retirada), um sinal de luto e penitência, voltando ao normal no Sábado de Aleluia. A missa de Lava Pés, como é conhecida, começa às 20h. “A eucaristia é a materialização de Deus que nos sustenta, que permanece conosco. Nesta missa, não há benção final. O Santíssimo é tirado da capela onde é colocado em um local especial para adoração e vigília da comunidade, até às 6h da manhã, vivenciando os momentos de dor e entrega de Cristo antes de morrer”, explicou Padre Eduardo Zanom.

Após o fim da vigília, os fiéis se reúnem e fazem a procissão da Via Sacra lembrando os passos de Jesus. A procissão sai às 6h da Catedral e o trajeto passa ao redor da Praça dos Girassóis. Na volta, um café da manhã é partilhado entre os participantes.

À tarde, às 15h, tem a Celebração da Paixão do Senhor, o único dia do ano em que não há missa. O tradicional beijo da cruz marca a tristeza e o luto e, ao mesmo tempo, a salvação, o sinal de vitória sobre a morte que está chegando.

No sábado, 20h, tem a Vigília Pascal, em que se proclama a ressurreição e a vitalidade de Cristo. A Igreja volta a cantar o Glória, depois de 40 dias de meditação e silêncio. Um dos momentos mais marcantes da celebração é quando toda a Igreja é iluminada por velas, representando a luz de Cristo que chega para tirar o mundo das trevas.

Por último, no domingo de Páscoa, é dia de celebrar a passagem para uma vida nova. As celebrações acontecem às 7h30, 10h, 11h30, 18h e 19h30, na Catedral.

Programação Semana Santa Catedral de Palmas

09 de Abril

Domingo de Ramos: Missas 7h30, 10h, 11h30, 18h e 19h30

10 de Abril

Segunda Feira Santa: Procissão do Encontro, às 19h30

                                    Homens saindo da frente do Palácio Araguaia

                                    Mulheres saindo do Memorial Coluna Prestes

11 de Abril

Terça Feira Santa: Setenário das Dores de Maria e Missa pelas Famílias, às 19h, na Catedral

12 de Abril

Quarta Feira Santa: Missa da Unidade (Santos Óleos) na Casa de Maria, às 19h30

13 de Abril

Quinta Feira Santa: Missa da Ceia do Senhor - Lava Pés, às 20h

                                Vigília das 22h às 6h

14 de Abril

Sexta Feira Santa: Via Sacra às 6h (saída da Catedral)

                               Celebração da Paixão do Senhor, às 15h

15 de Abril

Sábado: Vigília Pascal, às 20h

16 de Abril

Domingo: Missa de Páscoa às 7h30, 10h, 11h30, 18h, 19h30