Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

No dia 27 de abril, a partir das 19h30, o Sesc Tocantins receberá os escritores Jacques Fux (MG) e Marcelo Maluf (SP), pelo Circuito de Autores do Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras. O bate-papo literário com os dois autores acontecerá na sala de entrada do Teatro Sesc Palmas, no Centro de Atividades da 502 Norte. A entrada será gratuita.

Na ocasião, os dois escritores falarão sobre as suas obras e sobre a cena literária brasileira, durante uma conversa mesclada entre uma mesa literária e um café literário. A mediação ficará a cargo de Tácio Pimenta, 29 anos, natural de Eunápolis (BA), jornalista, redator publicitário, repórter fotográfico, escritor e poeta. Já atuou como cineasta e promotor cultural, fez parte de movimento fanzineiro em Palmas e foi editor da Klep, pocket magazine voltada para cultura e arte.

A fim de promover o intercâmbio de artistas e a formação de leitores, o Sesc lançou o Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, um projeto literário de âmbito nacional, que será realizado em formato de circuitos, com representantes da diversidade literária brasileira, que percorrerão 13 estados. O objetivo é oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, incluindo a formação e a divulgação de novos autores, a valorização das novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias. Considerando as diversas formas de manifestações literárias, o projeto é composto por três eixos: Circuito de Autores; Circuito de Oralidades; e Circuito de Criação Literária.

Tocantins

Os outros circuitos que também passarão por Palmas são: César Tripadalli (PR), entre os dias 15 e 19 de maio, pelo Circuito de Criação Literária; Luna Vitrolira & David Biriguy (PE), no dia 26 de maio, pelo Circuito de Oralidades; Cesar Tripadalli (PR) e Carol Bensimon (RS), no dia 22 de junho, pelo Circuito de Autores; MC Everton e Pelé do Manifesto (PA), no dia 04 de julho, pelo Circuito de Oralidades; Bráulio Tavares (SP), entre os dias 07 e 11 de agosto, pelo Circuito de Criação Literária; Neusa Jordem (ES), no dia 21 de setembro, pelo Circuito de Oralidades; Ilan Brenman (SP) e Caio Riter (RS), no dia 18 de outubro, pelo Circuito de Autores; Paulo Scott (SC), nos dias 23 e 24 de outubro, pelo Circuito de Criação Literária; Renan Inquérito (SP), no dia 07 de novembro, pelo Circuito de Oralidades; e Leonardo Villa Forte (RJ), entre os dias 04 e 08 de dezembro, pelo Circuito de Criação Literária.

Jacques Fux (MG)

Doutor em Literatura Comparada pela UFMG e pela Université de Lille 3. Foi pesquisador visitante na Universidade de Harvard. Pós-doutor em Teoria Literária. Publicou: Literatura e Matemática: Jorge Luis Borges, Georges Perec e o OULIPO, vencedor do Prêmio Capes pela melhor tese do Brasil e finalista do Prêmio APCA. Venceu o Prêmio São Paulo de Literatura com Antiterapias. Publicou ainda: Brochadas: confissões sexuais de um jovem escritor e Meshugá: um romance sobre a loucura (José Olympio, 2016).

Marcelo Maluf (SP)

Escritor e professor de criação literária. Mestre em Artes pela Unesp. Escreveu o livro de contos “Esquece tudo agora" (Terracota, 2012) e o infantil “As mil e uma histórias de Manuela” (Autêntica, 2013), entre outros. Em 2015, publicou o romance “A imensidão íntima dos carneiros” (Editora Reformatório), livro finalista do Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA, 2015), finalista do Prêmio Jabuti (2016) e Vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura (2016), na categoria estreante com mais de 40 anos.

Os escritores Jacques Fux (MG) e Marcelo Maluf (SP), estarão no dia 27 de abril, às 19h30 no foyer do Teatro Sesc Palmas, no Centro de Atividades (502 Norte) no Circuito de Autores do Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras. A entrada é gratuita.