Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Alunos/atletas de todo o Estado iniciam as etapas regionais rumo às finais estaduais da competição

Alunos/atletas de todo o Estado iniciam as etapas regionais rumo às finais estaduais da competição Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira Alunos/atletas de todo o Estado iniciam as etapas regionais rumo às finais estaduais da competição  Alunos/atletas de todo o Estado iniciam as etapas regionais rumo às finais estaduais da competição

Com a presença da secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Zavarese Sechim, será aberta nesta terça-feira, 18, às 18h, no Ginásio de Esportes da Associação Gurupiense de Basquetebol (Agab), em Gurupi, a edição de número 27 dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), juntamente com os Jogos Paradesportivos Estudantis do Tocantins (Parajets), que reúne pela quarta vez paratletas das escolas de todo o Estado. As duas competições reúnem alunos/atletas de todas as regiões do Tocantins que disputam modalidades desportivas nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.

Para a professora Wanessa Sechim, os Jogos são um momento importante para os estudantes, pois vão além da disputa desportiva. Segundo a gestora, o evento promove integração, envolvimento, solidariedade e oportunidades de os alunos se conhecerem, interagirem e enriquecerem culturalmente. “A juventude é muito dinâmica e as relações desenvolvidas durante esse evento são muito importantes para o aprendizado”, ressaltou.

A secretária destaca ainda que os Jets e os Parajets são formas de o governo atender às demandas dos alunos no que diz respeito à prática esportiva. “Os Jets são uma iniciativa de buscar o aprendizado também fora da sala de aula, como respeito, união, o convívio social. Conteúdos que extrapolam a sala de aula e que as modalidades esportivas trazem essas oportunidades de aprendizagem”, finalizou.   

Segundo a gerente de Desporto Educacional da Seduc, Ana Paula Ribeiro de Almeida, a expectativa é que, na regional de Gurupi, participem 800 atletas contando as duas faixas etárias (12 a 14 anos e 15 a 17 anos), além de 100 professores. Durante a solenidade de abertura, as 13 Diretorias Regionais de Educação estarão presentes.

Regionais

Ao todo serão realizadas em 15 sedes. As etapas regionais, com os atletas e equipes classificadas nas fases internas e municipais, são realizadas nas 13 cidades-sede das Diretorias Regionais de Educação. Em 2017, a novidade é que as cidades de Palmas e Araguaína são consideradas como regionais e classificarão atletas e equipes diretamente para as finais estaduais.

Disputadas separadamente, as finais estaduais servem como fase classificatória para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), maior competição interescolar do Brasil e que reúne anualmente milhares de alunos de todos os estados do País. Em 2017 as finais estaduais serão realizadas em junho, para a categoria 12 a 14 anos, e em outubro para a de 15 a 17 anos.