Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Porto Nacional foi a primeira cidade do Tocantins a receber o programa ID Jovem, desenvolvido pela Secretaria Nacional da Juventude. A preferência pelo lançamento do Programa em Porto Nacional se deu pelo trabalho desenvolvido pela secretaria da Juventude que já tem cadastrado 6.207 jovens aptos a serem atendidos, colocando a cidade como referência no Estado.

A secretaria municipal da Juventude realizou cerimônia na manhã da última quarta-feira 26, no Centro Cultural Durval Godinho, marcando o lançamento oficial do ID Jovem, programa que tem o intuito de auxiliar jovens a ter acessos a eventos culturais, transporte interestadual, e outros eventos, pagando somente meia entrada. O benefício será concedido através de um documento de identificação virtual pessoal e será destinado a jovens de baixa renda, com idade entre 15 a 29 anos de idade.

O evento foi aberto através de uma apresentação artística do grupo “Fulô de Mandacaru”, que através de uma coreografia junina animou todos os presentes, e depois com o discurso do campeão de Canoagem Velocidade, Willian Henrique, portuense, que ganhou duas medalhas de ouro do campeonato Sul-Americano em Paipa, na Colômbia, no último final de semana. O jovem campeão falou da alegria de representar a cidade e ser campeão, “não desista dos seus sonhos e lute sempre pelos seus objetivos”, pontuou Willian.

Ao fazer o uso da palavra o secretário municipal da Juventude, Murilo Ferreira, agradeceu o apoio do prefeito Joaquim Maia (PV), que, segundo ele, tem sido o grande incentivador das políticas públicas voltadas à juventude desde a criação da pasta, “hoje tivemos a oportunidade de assinar e lançar o ID Jovem, e ter a presença do representante da Secretaria Nacional da Juventude, Lucas Patrick, que muito tem nos ajudado nesse processo. Temos orgulho de poder ser pioneiros no estado do Tocantins, sendo assim a primeira cidade fora da capital a emitir esse documento que é de suma importância para os nossos jovens”, afirmou, Murilo Ferreira.

O prefeito Joaquim Maia, endossou a fala do gestor da juventude, e se disse que a gestão tem compromisso com a juventude portuense, “tivemos hoje mais uma vez a certeza que estamos no caminho certo, pois temos percebido o quanto é importante trabalharmos com políticas públicas que visem inserir nossa juventude em programas sociais como o ID Jovem, eu quero agradecer ao representante nacional da juventude, Lucas Patrick, que abriu as portas para a nossa cidade dentro da Secretaria Nacional da Juventude e nos ajudou nesse processo de implementação desse programa tão importante”, pontuou o prefeito.

Diante dos estudantes de várias escolas municipais, estaduais, do Instituto  Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFTO) e Universidade Federal do Tocantins (UFT) o representante nacional da secretaria da Juventude se disse sensibilizado em ver uma cidade “tão viva em suas ações voltadas à juventude”.

O gestor nacional da Juventude parabenizou o secretário Murilo e o superintendente Matheus Domingos por implementar o ID Jovem e o prefeito Joaquim Maia por criar a Secretaria da Juventude. “Nós estaremos sempre disponíveis a cooperar na implantação de vários outros programas na cidade e fazer de Porto uma referência nacional”, disse.

O evento foi finalizado com a assinatura do termo de criação do ID Jovem e com o anúncio da criação do programa juventude habilitada que será lançada em breve e favorecerá os estudantes através da retirada da sua CNH em parceria com a autoescola Ayrton Senna.

O Programa

A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é um programa do Governo Federal desenvolvido pela Secretaria Nacional da Juventude no qual o documento de participação possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.

São milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos que terão maior acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013.

Participação

Participaram da cerimônia e compuseram a mesa, O prefeito Joaquim Maia, o vice-prefeito Ronivon Maciel, a primeira-dama Aline Maia, o representante do IFTO de Porto Nacional, professor Edilson, o secretário municipal da Juventude, Murilo Ferreira, o representante nacional da secretaria Juventude, Lucas Patrick, o superintendente da Juventude Estadual, Ricardo Ribeirinha, o diretor estadual de ensino, Washington Frota, o atleta portuense de canoagem e medalhista de ouro no Sul-Americano, Willian Henrique e o coordenador da Associação de Canoagem de Porto Nacional, Wellington Aires.

Os interessados em emitir o ID Jovem, podem se dirigir à sede da secretaria municipal da Juventude, na Avenida Antônio Aires Primo, na antiga sede do ministério publico estadual ou através da página da secretaria no link: http://migre.me/wvIaL