Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Ednan Cavalcanti

Na tarde desta terça-feira, 2, a equipe da Corregedoria-Geral da Justiça iniciou a correição na Comarca de Tocantínia, onde deve inspecionar, além do fórum, nove cartórios extrajudiciais, nos municípios de Lajeado, Lizarda, Rio Sono e Tocantínia.

Assim como aconteceu nas correições anteriores, o plano é elaborar, em dez dias, um relatório sobre a situação da comarca e encaminhar ao juiz diretor do foro para as providências quanto a eventuais inconformidades encontradas.

Na solenidade de abertura dos trabalhos correcionais também foi apresentado o projeto Corregedoria Cidadã, que busca aproximar a Corregedoria das comarcas promovendo o diálogo e a colaboração. O projeto, que já passou por treze comarcas, tem dado a oportunidade para magistrados, servidores e cartorários contribuírem para o aperfeiçoamento do trabalho desempenhado pela Corregedoria e aprimoramento da prestação jurisdicional ao cidadão. Durante os eventos, as boas práticas são compartilhadas e as sugestões anotadas pela equipe da Corregedoria.

Para o corregedor-geral da Justiça, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, as correições devem seguir com sua finalidade de fazer ajustes e adequações necessárias e de forma mais dialógica e colaborativa: “Estamos aqui para ajudar as comarcas a desenvolverem melhor os trabalhos, assimilando as boas práticas e sanando os problemas encontrados. Dessa forma quem ganha é o cidadão, que tem um serviço público de mais qualidade”, afirmou o desembargador.

Para o diretor do foro da comarca de Tocantínia, juiz em substituição, Marco Antônio Silva Castro, “a correição é importante e necessária, pois identifica os gargalos que devem ser sanados e a melhor maneira de resolvê-los a fim de aumentar a produtividade da comarca”.

Os trabalhos de fiscalização na comarca de Tocantínia seguem até a próxima quinta-feira (4/5). A próxima correição está prevista para o dia 22 de maio, na comarca de Augustinópolis, região norte do Estado.