Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Patrícia Saturno Equipe técnica da Seden apresenta as características do Estado a produtores interessados no Tocantins Equipe técnica da Seden apresenta as características do Estado a produtores interessados no Tocantins

A presença do Governo do Tocantins, por meio da equipe técnica da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), na 24° edição da Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, em Ribeirão Preto, tem chamado a atenção de proprietários de terras e de pessoas interessadas em adquirir propriedades rurais no Estado.

Dentre os atendimentos realizados no estande do Tocantins na feira, muitos são voltados a esclarecer questionamentos referentes às alternativas de exploração das áreas rurais. A grande dúvida dos proprietários é se investem em criação de gado ou em plantação de grãos. Boa parte dos visitantes buscam também orientação e contato dos órgãos ambientais do Estado, com o propósito de obter a liberação ambiental para iniciar a utilização de suas áreas.

Os incentivos concedidos pelo Governo para o setor do agronegócio também é assunto de interesse dos visitantes do estande. A cartilha dos incentivos fiscais produzida para divulgar as alternativas de que os empresários dispõem é um dos elementos que a equipe técnica adota para auxiliar os potencias empreendedores.

Aquisição de terras

Outro público frequente no estande do Tocantins na feira são os produtores rurais interessados em adquirir terras no Tocantins. O preço, as regiões, a qualidade do solo, a infraestrutura de escoamento da produção, bem como os recursos hídricos e pluviométricos do Estado são os questionamentos mais frequentes dos produtores.

Para o diretor de Desenvolvimento Estratégico e Atração de Investimentos da  Seden, Paulo Mendonça, o interesse destes grandes produtores é mais um indicativo de que a consolidação do Estado está na rota do agronegócio brasileiro, o que abre ainda mais espaço para empresários de outros ramos desta cadeia produtiva, como o setor de processamento. "Nosso propósito na Agrishow é fortalecer o agronegócio no Tocantins desde a produção até atingir a nossa meta, que é agregar valor transformando as commodities produzidas no estado em alimento", pontuou.

Tocantins na Agrishow

A Agrishow 2017 teve início na segunda-feira, 1° de maio, e segue até sexta-feira, 5. Conforme a organização, são esperados em torno de 150 mil visitantes no evento, que conta com 800 marcas expositoras. A feira é uma das principais vitrines das novidades da cadeia produtiva do setor e reúne expositores e visitantes tanto nacionais quanto estrangeiros, além de empresários, compradores e produtores rurais de pequeno, médio e grande portes do Brasil e do exterior.