Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Sesc Amazônia das Artes inicia nesta quinta-feira, 4, o segundo dia de apresentação, com cinema e dança em Palmas/TO. No audiovisual, serão apresentados os filmes “Banho de Cavalo” (RO), “Gritos da Noite” (AM), e “Pedaços de Pássaros” (PA), com sessões às 19h no CineSesc do Centro de Atividades da 502 Norte. A entrada é franca. 

Nas artes cênicas, o espetáculo de dança “Sobre Outras Janelas e Portas”, do grupo Aguadeiro (AC), às 20h no Teatro Sesc Palmas, no mesmo local. A classificação indicativa é de 16 anos. A entrada será gratuita para comerciário e custará R$ 2,00 para usuário e R$ 1,00 a meia. A programação segue até 15 de maio e está disponível no link http://bit.ly/2nIXmDq.

 Confira as sinopses dos filmes e do espetáculo de dança para este dia 04 de maio:

Cinema
"Banho de cavalo” – 2016 (6min). Direção: Francis Madson e Michele Saraiva. Gênero: experimental. Nacionalidade: Brasil. Classificação: 10 anos. É uma sucessão de micronarrativas poéticas sobre uma árvore (Castanheira), uma Amazônia, corpos e sujeitos como invenções de determinados pensamentos hiperbolizado da região.
 
"Gritos da noite" – 2015 (12min). Direção: Allan Gomes. Gênero: ficção. Nacionalidade: Brasil. Classificação: 12 anos. Na Amazônia, a força de espíritos ancestrais está impregnada na floresta. Quando três adolescentes decidem fazer um passeio de fim de semana no sítio de seus avós, nem mesmo a presença de um mateiro experiente da região poderá ajudar a enfrentar os perigos dessa noite.
 
"Pedaços de Pássaros" – 2016 (13min). Direção: Andrei Miralha e Marcílio Costa. Gênero: documentário. Nacionalidade: Brasil. Classificação: livre. O pássaro como metáfora das relações do homem no mundo contemporâneo. Fragmentos, pedaços da vida cotidiana abordados poeticamente.
 
Dança
“Sobre Outras Janelas e Portas”, do grupo Aguadeiro (AC), é um espetáculo solo que une técnica e poética, dança e teatro, pesquisa e prática, loucura e histórias. É dividido em quatro tempos: Estranhos Deuses; O exilado; Arte Explodida; e Na Maca.  A direção é de Victor Onofre e tem Jhon Gomes como bailarino. A classificação é de 16 anos e a duração é de 40min.
                                              
O Sesc Amazônia das Artes visa promover a circulação da produção cultural da região Amazônica, formada pelo Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, tendo o Piauí como convidado em virtude de sua proximidade geográfica e identificação sociocultural. Apresentações de música, cinema, teatro, dança, circo, literatura, artes visuais, intervenção urbana e oficinas constam na programação.