Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Manoel Junior

Foto: Manoel Junior

As mulheres agroextrativistas tocantinenses, das comunidades do Cantão, Bom Jesus de Chapada de Areia, Assentamento Mariana, Caseara, Araguacema, Pium e Divinópolis, vão participar da 17ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2017). A participação será através de exposição de produtos, no estande de Plantas Medicinais e Fitoterápicas, no Pavilhão do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), feitos por elas nestas comunidades.

São produtos como óleos de babaçu, gergelim, sucupira, copaíba, macaúba, pequi, buriti, pílula de babosa entre outros, feitos com base nas plantas medicinais e fitoterápicas produzidas no Tocantins e Região Norte. Esses produtos tiveram suas cadeias de valor aprovada numa oficina que aconteceu em Palmas, em abril de 2016, e foram destacadas para apoio e estudo das cadeias de valor no programa da Fundação Osvaldo Cruz (FioCruz).

O objetivo é divulgar o correto uso e benefícios dos produtos, incentivando a produção na agricultura familiar, como meio de promover saúde e qualidade de vida às comunidades, segundo a diretora de Sociobiodiversidade da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Marta Barbosa. “A aprovação das cadeias de valor das plantas medicinais e fitoterápicas é resultado do trabalho realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, com oficinas para estudo, escolha e aprovação das plantas”, afirma a diretora.

Participação

Presentes no estande representantes da Fiocruz e Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), e empresa Cativa, de Curitiba (PR) que trará sabonetes feitos com óleos essenciais e outros produtos orgânicos e fitoterápicos para comercialização na Feira.

A Agrotins acontece de 9 a 13 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas. A ação é promovida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura.

Oficinas

Ainda no espaço da Agricultura Familiar e Ruraltins o público poderá participar de palestras, oficinas e cursos.

Dia 10 às 14h - Palestra “Cadeia de Valor em Plantas Medicinais”. Palestrante: Dra Joseane Costa da FioCruz.

Dia 10 às 14 – Palestra “Sistemas Coletivos de Produção”. Palestrantes com dirigentes do Instituto Zerbini, Paula Zerbini e Márcio Zerbini.  

Dia 10 às 15h – Palestra “Políticas Públicas da Sead e Programa de Plantas Medicinais   Palestrante: Daniella Vasconcelos.