Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Elmiro de Deus

A Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2017) mais uma vez chama atenção pelas apresentações das inovações tecnológicas do setor agropecuário. Este ano, uma das inovações é a construção de uma casa sustentável, produzida nos sistema ecologicamente correto. A feira inicia na próxima terça-feira, 9, encerra no sábado, 13, no Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, saída para Porto Nacional.

A casa esta sendo construída de madeira tratada de eucalipto (reflorestamento) e possui alta durabilidade. A iluminação e energia utilizada na casa serão produzidas por meio de placas solares. No teto da casa, será implantado um sistema de reaproveitamento de água da chuva, a mesma, é canalizada no sistema de bombeamento para uso de produção de hortaliças, plantas e animais.

Biodigestor

Na composição de produção sustentável, ao lado casa modelo será apresentado um biodigestor, como mais uma ferramenta de produção implantada para gerar energia. É um equipamento de fabricação relativamente simples, que possibilita o reaproveitamento de detritos para gerar gás e adubo, também chamados de biogás e biofertilizantes. O biodigestor geralmente é alimentado com restos de alimentos e fezes de animais, acrescido de água.

Dentro do aparelho, esses detritos entram em decomposição pela ação de bactérias anaeróbicas (que não dependem de oxigênio). Durante o processo, todo o material orgânico acaba convertido em gás metano, que é utilizado como combustível em fogões de cozinha ou geradores de energia elétrica.

De acordo com o construtor da casa, Álvaro Soares Oliveira, esta é a primeira vez que a empresa tocantinense, Inforrural, apresentará a casa sustentável na Agrotins. “A casa já quase pronta já chama atenção das pessoas que passam por aqui, além do aspecto rústico, tudo é construído de forma sustentável, tornando o ambiente mais agradável e ecologicamente correto”, disse.

Para o engenheiro florestal da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Fernando Dorta, a intenção em construir este modelo de casa é, justamente para mostrar aos produtores as diversas possibilidades de uma casa sustentável no campo. “Tudo é pensado de forma inteligente, ou seja, busca mostrar aos produtores o uso sustentável dos recursos naturais”, informou. 

Fernando Dorta informa ainda que o uso construção da casa de madeira de eucalipto é mais uma possibilidade para utilização da madeira proveniente de reflorestamento, como o eucalipto, diminuindo a pressão nas florestas nativas.