Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Hemorrede do Tocantins, por meio do Hemocentro Coordenador de Palmas, divulga programação especial de doações para o mês de maio e reforça o convite à população para que compareça a uma das unidades de coleta em todo o Estado e colabore com a manutenção do estoque de sangue, a fim de que todas as demandas sejam atendidas em tempo hábil e vidas sejam salvas. No programa, estavam previstas as colaborações dos servidores da Câmara Municipal de Palmas/TO, na manhã desta quinta-feira  11, das 8h às 12h. 

Nesta próxima sexta-feira, dia 12, a unidade móvel estará das 8h às 18h na Assembleia Legislativa do Tocantins, onde servidores e população poderão fazer a doação. Encerrando a semana, no dia 13, das 8h às 12h, um grupo de mães comparecerá ao Hemocentro Coordenador para realizar suas doações.

Sobre estas últimas voluntárias, a autônoma Marina de Oliveira Alves afirmou ser rotina anual a programação de doações. “Somos um grupo formado no Facebook, com mais de três mil participantes e todos os anos tentamos mobilizar o maior número possível de pessoas, a fim de colaborar com os estoques do Hemocentro, tento em vista a importância que é o ato de doar sangue”, disse, acrescentando que na ocasião será servido um café da manhã para os participantes.

Mais oportunidades de doação

Para quem não conseguir realizar a doação nas datas citadas acima, dia 18 tem outra oportunidade, quando a unidade móvel estará no Sebrae, das 8h às 18h. No dia 22 a coleta será na Escola Estadual Vila União, das 8h às 12h; no dia 25, a colaboração vem do Projeto Mulheres da Paz, localizado na 104 Sul, na Capital, que vai contar com a unidade móvel das 8h às 18h. Finalizando o mês, dia 27, membros da Igreja Presbiteriana irão ao Hemocentro Coordenador das 7h às 12h.

A diretora geral da Hemorrede, Pollyana Gomes, destacou a importância da colaboração de cada cidadão. “A doação é uma responsabilidade social, portanto nada mais coerente que cada cidadão tenha esta visão da importância de ser doador e de mobilizar as pessoas ao seu redor para que os estoques estejam sempre mantidos e a população que necessita seja atendida. É importante que líderes religiosos e de entidades sensibilizem a comunidade para que tenham acesso às informações relacionadas ao funcionamento do Hemocentro e, pois uma vez tendo acesso, o retorno é quase certo”, disse.

Como doar

O candidato à doação deve está com boa saúde, apresentar documento oficial com foto, ter entre 16 e 60 anos de idade (jovens entre 16 e 17 anos podem ser aceitos como candidatos a doação de sangue, com o consentimento formal assinado pelo responsável legal, que deve estar presente no ato da primeira doação) e pesar no mínimo 50 Kg. Homens podem fazer até quatro doações por ano e mulheres até três.

Unidade do HGP em manutenção

A Secretaria de Saúde reforça que a unidade de coleta do Hospital Geral de Palmas (HGP) está passando por manutenção predial e não terá atendimento nos próximos dias.

Confira abaixo as outras unidades da Hemorrede no Tocantins:

Hemocentro Coordenador de Palmas - Endereço: 301 norte, conjunto 02, LT 01 - Palmas – TO. Horário de atendimento: 07h às 18h.

Hemocentro Regional de Araguaína - Endereço: Rua 13 de maio, nº1336, Centro - Araguaína – TO. Horário de atendimento: 07h às 18h.

Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis - Endereço: Rua Anicuns, nº 200, Centro - - Augustinópolis – TO. Horário de atendimento: 07h às 12h30.

Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional - Endereço: Avenida Luis Leite Ribeiro S/N, - Porto Nacional – TO. Horário de atendimento: 07h às 12h30.

Núcleo de Hemoterapia de Gurupi - Endereço: Rua 14 de novembro quadra 117, LT 08, Centro  - Gurupi – TO. Horário de atendimento: 07h às 12h30.